Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41527

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorMACHIAVELLI, Josiane Lemos-
dc.date.accessioned2021-11-05T14:59:05Z-
dc.date.available2021-11-05T14:59:05Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.citationMACHIAVELLI, Josiane Lemos. Princípios teórico-práticos para o desenho de cursos abertos massivos online (MOOCs) aplicados à formação docente continuada. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41527-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo propor um conjunto de princípios teóricos e práticos para o desenho de cursos abertos massivos on-line, a fim de que sejam eficientes e eficazes para contribuir com a formação docente continuada interna no ensino superior público brasileiro. Os Massive Open Online Courses (MOOCs) são cursos on-line, projetados para atender a um grande número de participantes, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar, desde que haja conexão com a Internet, sem restrições de qualificação prévia. Tais cursos surgiram com a proposta de oferecer uma experiência de ensino e aprendizagem completa, on-line e gratuitamente. O percurso metodológico empregado na pesquisa ancorou- se na Design Based Reserach (DBR), um processo que integra design e métodos científicos, quantitativos e qualitativos, para gerar intervenções educacionais efetivas com objetivo de resolver problemas ou desafios da área da educação; criar artefatos; propor práticas pedagógicas ou programas; definir políticas educacionais; gerar novas teorias e princípios de design. O conjunto de princípios apresentados nesta tese é resultado de extensiva revisão de literatura, seguida da oferta de um curso baseado em MOOC para professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tais princípios estão organizados em quatro categorias: i) Humanos: envolvem a criação de espaços afetuosos, de diálogo, de escuta atenta, respeitosa e empática, que considere as necessidades de quem está em processo de formação, incluindo aqui a equipe de desenvolvimento e também os facilitadores; ii) Pedagógicos: dizem respeito não apenas à abordagem pedagógica aplicada no curso, mas também à definição das estratégias de aprendizagem, dos recursos educacionais utilizados e atividades propostas, bem como à necessidade de prever suporte acadêmico aos cursistas para tratar questões de ordem técnico-estrutural e também relacionadas aos conteúdos trabalhados no curso; iii) Estruturais e tecnológicos: têm relação com a compreensão do contexto no qual a solução educacional estará inserida, seu desenho, desenvolvimento e implementação. São etapas que envolvem um conjunto de atividades que dizem respeito ao design educacional e à definição das soluções tecnológicas e recursos digitais utilizados no curso, a acessibilidade e usabilidade; iv) Regulatórios e avaliativos: remetem à definição de estratégias processuais e indicadores que contribuirão com o diagnóstico das necessidades de aprendizagem, monitoramento contínuo da oferta, bem como sua melhoria, a fim de responder às necessidades das pessoas em formação. Envolvem, ainda, a avaliação final da solução educacional. Os resultados da pesquisa possibilitaram confirmar a hipótese de que os MOOCs, pelo fato de serem ofertas de curta duração, possibilitarem disponibilizar uma variedade de recursos didáticos, proporcionarem o aprendizado aberto, flexível, contextualizado e focado nos interesses dos cursistas são alternativas eficientes e eficazes para oportunizar a formação docente continuada, ampliar o acesso e melhorar a equidade, proporcionando ofertas educacionais com qualidade e relevantes. Sem a pretensão de que funcionem como fórmulas ou protocolos para o planejamento, desenvolvimento, a implementação, oferta e avaliação de soluções educacionais baseadas em MOOCs, esperamos que os resultados desta tese contribuam com a reflexão dos elementos que, para nós, foram norteadores e definidores do sucesso do modelo de curso aqui apresentado, e que tais princípios possam ser reconfigurados, melhorados e experimentados em outras ofertas educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectEducação a Distância – MOOCpt_BR
dc.subjectEducação à Distância – Google sala de aulapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titlePrincípios teórico-práticos para o desenho de cursos abertos massivos online (MOOCs) aplicados à formação docente continuadapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5280417323765889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to propose a set of theoretical and practical principles for the design of Massive Open Online Courses (MOOCs) to contribute to internal continuing teacher education efficiently and effectively in public higher education in Brazil. MOOCs are online courses, designed to serve a large number of participants, which can be accessed by anyone, anywhere, as long as there is an Internet connection, without prior qualification restrictions. Such courses emerged with the proposal of offering complete teaching and learning experience, online and free of charge. The methodological approach used in our research was anchored in the Design Based Research (DBR), a process that integrates design and scientific, quantitative, and qualitative methods, to generate effective educational interventions aimed at solving problems/challenges in the field of education; create artifacts; propose teaching practices or programs; define educational policies; generate new design theories and principles. The set of principles presented in this thesis is the result of an extensive literature review, followed by the offer of a course based on MOOCs for professors at the Federal University of Pernambuco (UFPE). These principles are organized into four categories: i) Humans: involve the creation of affectionate spaces, of dialogue, of attentive, respectful, and empathetic listening, which considers the needs of those in the training process, including here the development team as well as the facilitators; ii) Pedagogical: concern not only the pedagogical approach applied in the course but also the definition of learning strategies, educational resources used and proposed activities, as well as the need to provide academic support to course participants to deal with technical-structural issues and also related to the contents worked in the course; iii) structural and technological: related to the understanding of the context in which the educational solution will be inserted, its design, development, and implementation. These are steps that involve a set of activities that concern educational design and the definition of technological solutions and digital resources used in the course, accessibility and usability; iv) Regulatory and evaluative: refer to the definition of procedural strategies and indicators that will contribute to the diagnosis of learning needs, continuous monitoring of the offer, as well as its improvements, to respond to the needs of people in training. They also involve the final evaluation of the educational solution. The results of this research enabled us to confirm the hypothesis that MOOCs, because they are short courses, make it possible to provide a variety of teaching resources, provide open, flexible, contextualized, and focused learning on the interests of the course participants are efficient and effective alternatives to provide opportunities for continuing teacher education, expand access and improve equity, providing quality and relevant educational offerings. Without pretending that they function as formulas or protocols for the planning, development, implementation, offer, and evaluation of educational solutions based on MOOCs, we hope that the results of this thesis contribute to the reflection of the elements that, for us, were guiding and defining the success of the course model presented in this thesis and that such principles can be reconfigured, improved and tested in other educational offerings.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Josiane Lemos Machiavelli.pdf11,96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons