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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALONSO, Gustavo-
dc.contributor.authorJACOBSEN, Guilherme-
dc.date.accessioned2021-11-05T16:59:50Z-
dc.date.available2021-11-05T16:59:50Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationJACOBSEN, Guilherme. Viola, dinâmica viola: viola dinâmica e pedais de efeito na música instrumental de Rodrigo Caçapa e Hugo Linns. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41530-
dc.descriptionJACOBSEN, Guilherme também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDES, Guilherme Henrique Jacobsen; ALONSO, Gustavo também é conhecido em citações bibliográficas por: FERREIRA, Gustavo Alves Alonso.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto as obras de música instrumental para viola dinâmica de Rodrigo Caçapa e Hugo Linns. O objetivo é buscar uma melhor compreensão de como estas obras se colocam diante de narrativas e acionamentos territoriais da viola dinâmica sobre a formulação de Nordeste brasileiro. Mesmo distintas, as obras suscitam questionamentos semelhantes a partir da interseção entre dois agentes não-humanos: a viola dinâmica, instrumento musical frequentemente associado às práticas do repente presentes no Nordeste; e os pedais de efeito, dispositivos portáteis que produzem sonoridades comumente associadas às da guitarra elétrica. Parte-se da investigação das conexões das violas de arame com práticas denominadas tradicionais e consideradas rurais, ancestrais e arcaicas, estabelecendo um foco na cantoria de viola. Em seguida, procura-se destrinchar a prática de cada violeiro quanto às escolhas artísticas, os discursos, as referências históricas e as relações profissionais e mercadológicas. Por fim, busca-se analisar as sonoridades musicais produzidas a partir da interseção viola dinâmica-pedais de efeito para tratar dos elementos musicais que permitem que os violeiros se posicionem diante das tradições eleitas por eles. Ao fim é possível perceber releituras das práticas de viola e diferentes maneiras de lidar com uma ideia de tradição de viola nordestina.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViola dinâmicapt_BR
dc.subjectPedais de efeitopt_BR
dc.subjectViola nordestinapt_BR
dc.subjectMúsica instrumentalpt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleViola, dinâmica viola : viola dinâmica e pedais de efeito na música instrumental de Rodrigo Caçapa e Hugo Linnspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2995118952069136pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4307163965541129pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research objects are the instrumental musical works for viola dinâmica by Rodrigo Caçapa e Hugo Linns. The objective is to achieve a better comprehension of how these works put themselves in narratives and territorial activations of the viola dinâmica about the formulation of the Northeast of Brazil. Even distinct, both works raise similar questions from the intersection between two non-human actors: the viola dinâmica, musical instrument associated with the practice of repente that exist in the Northeast of Brazil; and the effects pedals, portable devices that produce sounds commonly associated with the electrical guitar. This research begins with the investigation of the instrument’s connection with practices named as traditional and considered rural, ancestral and archaic, focusing on the cantoria de viola. In the following part, the aim is to explore the practices of each musician in terms of their artistic choices, discourses, historical references and professional and market relations. In the end, the purpose is an analysis of the musical sounds produced by the intersection viola dinâmica-effects pedals to treat of the musical elements that allow the musicians to correlate themselves with the traditions the referred. In the end it is possible to perceive rereadings of the practices in the viola and different ways of dealing with the idea of a viola nordestina tradition.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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