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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41538
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Alex Sandro | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Aluisio José | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T19:12:51Z | - |
dc.date.available | 2021-11-05T19:12:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-09 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Aluisio José. Especificação de sistema de recomendação a partir de análise de interações em Rede Social Educacional. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41538 | - |
dc.description.abstract | A especificação de Sistemas de Recomendação Educacional (SRE), atualmente, centra esforços no estudo dos dados relacionais, nas técnicas de aprendizagem de máquina, recuperação e filtragem da informação e nos algoritmos para realizar as recomendações. Esses mecanismos por si só podem não fornecer insumos suficientes para construção de um modelo preciso de recomendação diante de uma heterogeneidade de fatores humanos nas interações dos atores envolvidos no contexto educacional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é especificar uma abordagem de SRE com potenciais mecanismos para estimular a dinâmica de interação entre estudante-professor e conteúdos escolares na Rede Social Educacional (Redu). Para tanto, a pesquisa tem como caráter uma abordagem projetiva a qual adota técnicas quali-quantitativas para analisar o contexto de aplicação e dados gerados por estudantes e professores na utilização do Redu no contexto do aprendizado remoto em uma instituição pública de educação básica do Recife. Foram conduzidas observações presenciais e on-line. Um questionário foi aplicado a 187 estudantes e 62 professores. Foram realizadas análises de agrupamento por uma abordagem não-supervisionada para identificar os níveis de interação a partir de dados educacionais de 963 estudantes que usaram o ambiente virtual no ano letivo de 2020. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes e 10 professores para coletar informações sobre as estratégias e dificuldades de interação. Os estudos conduzidos possibilitaram identificar os principais assuntos tratados nas interações no ambiente Redu. Formar Clusters e caracterizar os padrões (mais interagem, interagem esporadicamente ou raramente) dos estudantes. Categorizar as respostas das entrevistas e identificar as estratégias de interação dos estudantes e professores no uso do ambiente virtual, as improvisações realizadas fora do ambiente virtual e um conjunto de dificuldades para interagirem. Os resultados permitiram especificar uma abordagem de SRE para atender a necessidades essenciais (contato imediato, pedidos de ajuda e respostas) na dinâmica de interação e possibilitaram chegar a requisitos de sistema nos quais estratégias de especificação centradas em abordagem computacionais não seriam decisivas em alcançar para definir em quais necessidades o SRE poderia atuar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mídia e interação | pt_BR |
dc.subject | Sistema de recomendação educacional | pt_BR |
dc.subject | Redu | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica de interação | pt_BR |
dc.title | Especificação de sistema de recomendação a partir de análise de interações em Rede Social Educacional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PRIMO, Tiago Thompsen | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9961317978263388 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7188784344595649 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The specification of Educational Recommendation Systems (ERS) currently focuses on the study of relational data, machine learning techniques, information retrieval and filtering, and algorithms to carry out the recommendations. These mechanisms alone may not provide enough inputs to build an accurate recommendation model in the face of heterogeneity of human factors in the interactions of actors involved in the educational context. Therefore, this work aims to specify an ERS approach with potential mechanisms to stimulate the interaction dynamics between student-teacher and school contents in the Educational Social Network (Redu). Therefore, the research has as the character a projective approach that adopts quali-quantitative techniques to analyze the application context and data generated by students and teachers in the use of Redu in the context of remote learning in a public institution of basic education in Recife. In-person and online observations were conducted. A questionnaire was applied to 187 students and 62 teachers. Cluster analyzes were performed using an unsupervised approach to identify levels of interaction from educational data from 963 students who used the virtual environment in the school year 2020. Semi-structured interviews were conducted with 13 students and 10 teachers to collect information about the interaction strategies and difficulties. The studies carried out made it possible to identify the main issues addressed in interactions in the Redu environment. Form Clusters characterize the patterns (most interact, interact sporadically, or rarely). Categorize the answers to the interviews and identify the interaction strategies of students and teachers in the use of the virtual environment, improvisations performed outside the virtual environment, and a set of difficulties in interacting. The results allowed us to specify an ERS approach to meet essential needs (immediate contact, help requests and answers) in the interaction dynamics and made it possible to reach system requirements in which specification strategies centered on a computational approach would not be decisive in reaching to define what needs the ERS could act on. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5641514282351546 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Aluisio José Pereira.pdf | 8,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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