Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41581

Compartilhe esta página

Título: Análise comparativa do crescimento econômico do Brasil e da China a partir de seus padrões de inserção externa entre os anos de 1980 e 2010.
Autor(es): ALMEIDA, Marcela Santos de Souza
Palavras-chave: Economia - Brasil; Economia - China; Desenvolvimento econômico; Política econômica - Brasil; Relações econômicas internacionais
Data do documento: 27-Fev-2015
Citação: ALMEIDA, Marcela Santos de Souza. Análise comparativa do crescimento econômico do Brasil e da China a partir de seus padrões de inserção externa entre os anos de 1980 e 2010. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: O Brasil em 1980 tinha uma economia maior que a China. Com os dois países seguindo trajetórias muito diferentes, a China chega a 2010 com uma economia muito maior que a do Brasil. No presente trabalho tentamos entender o porquê do relativo atraso da economia brasileira em relação a economia chinesa a partir da inserção externa desses países durante essas três décadas e de uma análise referenciada nas leis de Kaldor, observando as políticas comerciais, cambiais e dos fluxos financeiros, tentando mostrar também um pouco da contribuição do cenário regional de cada país. Diante desse contexto, verifica-se que a China durante essas décadas, além de um cenário internacional favorável para sua inserção externa, seguiu com fortes estratégias econômicas integradas que fez com que a economia chegasse ao final da década de 2000 como a segunda maior economia do mundo. Já o Brasil fez uma trajetória em que resultou em alta vulnerabilidade externa, seguindo políticas neoliberais que não foram capazes de chegar ao crescimento econômico sustentado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41581
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA, Marcela Santos de Souza.pdf591,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons