Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41644
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Márcio Miceli Maciel de | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Breno da Silva Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T16:09:15Z | - |
dc.date.available | 2021-11-16T16:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-16 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Breno da Silva Araújo. A influência da crise econômica mundial no segundo governo de Luís Inácio Lula da Silva e primeiro governo de Dilma Rousseff: uma análise das políticas fiscal, monetária, educacional e de saúde. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41644 | - |
dc.description.abstract | A crise financeira global de 2008, também conhecida como crise do Subprime, consequência do processo de financeirização e a autorregulação dos mercados, baseado na teoria econômica neoliberal. Para tanto, foram necessárias medidas de caráter anticíclico, com grande atuação do Banco Central e políticas monetária e fiscal expansionistas. Sendo destacada a inflexão teórica das medidas do governo Luís Inácio, implementada a partir de 2006, e sendo seguida no governo Dilma Rousseff, recebendo o nome de novo-desenvolvimentismo, derivado da corrente econômica desenvolvimentista mais influente na América Latina entre 1930 e 1980 e responsável por elevado crescimento econômico. Contando com características de redistribuição de renda e dando ao Estado um caráter investidor. Dessa forma, este trabalho busca analisar as políticas utilizadas no segundo governo de Luís Inácio e durante o primeiro mandato da presidenta Dilma, indicando a continuidade e as diferenças das ações nas políticas monetária, fiscal, educacional e de saúde, responsáveis por grande impacto na economia. Destacando a maior tolerância à inflação, mesmo seguindo o tripé macroeconômico adotado por Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio, além da continuidade das medidas de universalização do sistema educacional e do Sistema Único de Saúde, como também a prática de artimanhas contábeis como forma de alterar resultados fiscais do Estado praticados no primeiro governo Dilma. Por fim, abordam-se o caráter positivo das políticas educacional e de saúde, que possuíram diagnósticos bem elaborados e metas a serem alcançadas, mas que sofreram com a falta de recursos além da morosidade das ações. | pt_BR |
dc.format.extent | 55p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brasil. Presidente (2003-2010 : Lula) | pt_BR |
dc.subject | Brasil. Presidente (2011-2016 : Dilma Rousseff) | pt_BR |
dc.subject | Política monetária | pt_BR |
dc.subject | Política tributária | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | A influência da crise econômica mundial no segundo governo de Luís Inácio Lula da Silva e primeiro governo de Dilma Rousseff: uma análise das políticas fiscal, monetária, educacional e de saúde. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7827897943503402 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2189307346017892 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The global financial crisis of 2008, also known as the subprime crisis, a consequence of the financialization process and self-regulation of markets, based on neoliberal economic theory. Therefore, it was necessary countercyclical measures character, great performance with the Central Bank and monetary and fiscal expansionary policies. The theoretical inflection of government measures Luis Inacio implemented from 2006, and being followed in government Dilma Rousseff being highlighted, receiving the name of new developmentalism, derived from the most influential developmental economic power in Latin America between 1930 and 1980 and responsible by high economic growth. Relying on income redistribution features and giving the State an investor character. Thus, this paper analyzes the policies used in the second government of Luis Inacio and during the first term of President Dilma, indicating the continuity and differences of shares in monetary, fiscal, educational and health policies, account for a large impact on the economy. Highlighting the greater tolerance for inflation, even following the macroeconomic tripod adopted by Fernando Henrique Cardoso and Luis Inácio, beyond the continuity of universal measures of the educational system and the Unified Health System, as well as the practice of accounting tricks in order to alter results State tax charged in the first government Dilma. Finally, to address the positive character of the educational and health policies, which possessed well-designed diagnostic and goals to be achieved, but suffered from a lack of resources beyond the slowness of the shares. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Breno da Silva Araújo.pdf | 761,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons