Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41654

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorBOTÊLHO, Lucas Antônio Viana-
dc.date.accessioned2021-11-16T22:20:12Z-
dc.date.available2021-11-16T22:20:12Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.citationBOTÊLHO, Lucas Antônio Viana. Ecoformação em Educação Ambiental no ensino superior: tessituras crítico-transformadoras para a formação de professores de Geografia. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41654-
dc.description.abstractEm face dos desafios sociais, ambientais, políticos, econômicos e humanitários que se projetam, ora como problemáticas ora como potencialidades dialógicas, na educação, é preciso compor novos, avivados e transformadores roteiros para esta última. Com isto, vê-se a necessidade de continuar movendo outros sentidos e significados para a confecção de tessituras pedagógicas que carreguem consigo sentidos e significados crítico- transformadores. Para a realização disto, é preciso mergulhar no que está sendo praticado e experienciado, de modo a conceber e propor a confecção destas tessituras, a partir de outros elementos, questões e utopias crítico-transformadoras emergentes e necessárias a este século. Convém apontar que, na formação dos professores de Geografia, em específico, é preciso cogitar estas tessituras, compreendendo as que estão se movendo e sendo mobilizadas para, a partir daí, tramar outras que venham a insurgir em relação a estas ou aperfeiçoá-las, de modo a ampliar suas potencialidades. Em face disto, esta investigação levanta a seguinte indagação central: que desdobramentos formativos em Educação Ambiental estão em acontecimento e são possíveis para a formação inicial de professores de Geografia? Tendo por objetivo central compreender os desdobramentos formativos em Educação Ambiental em acontecimento na formação inicial de professores de Geografia, indicando possibilidades e alternativas crítico-transformadoras para a ecoformação, esta investigação busca por meio da abordagem qualitativa, enveredando pela multirreferencialidade, revelar caminhos e possibilidades outras para a Educação Ambiental na formação dos professores de Geografia, com vista a alcançar aportes crítico-transformadores suscitados pela ecoformação, explorando fenômenos didático-pedagógicos socioambientais que carecem de ser trazidos à reflexão para promover um encontro com esta abordagem. Para tanto, é realizado um diálogo teórico-bibliográfico amparado por contribuições de pensadores que lidam com os eixos temáticos que perpassam a construção de olhares e apontamentos para a Educação Ambiental e à formação de professores de Geografia, alinhavando estas reflexões à ecoformação. Por meio dos procedimentos metodológicos realizados, entrevista aberta temática, direcionada aos docentes formadores, e questionário on-line, focado nos discentes, ambos os grupos pertencentes ao curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, foi possível encontrar elementos e questões que permitem não apenas a compreensão de que práticas e experiências, os desdobramentos formativos, estão a acontecer nesta trajetória de formação, mas dialogar e apontar, de modo propositivo e transformativo, alternativas e possibilidades que consigam não apenas traduzir a Educação Ambiental como potencialidade disciplinar dentro da licenciatura em Geografia, mas como eixo ecoformativo responsável por mobilizar nos professores em formação o protagonismo cidadão socioambiental frente aos desafios socioambientais e necessidades educativas contemporâneas. Tais resultados, analisado sob a ótica da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), ilustram a Educação Ambiental como potente força formativa na licenciatura em Geografia, entretanto ainda há percalços a serem levados em consideração e ainda há problemáticas instaladas que necessitam de desconstrução, como apontaram os sujeitos – docentes e discentes – partcípes desta investigação, indicando a necessidade de que haja uma permanente busca por outras abordagens didático-pedagógicas no âmbito da formação de professores de Geografia, mirando os desafios socioambientais contemporâneos e as necessidades educativas socioambientais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEcoformação em Educação Ambiental no ensino superior : tessituras crítico-transformadoras para a formação de professores de Geografiapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1635677114023712pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxIn view of the social, environmental, political, economic, and humanitarian challenges that are projected in education, both as problems and as dialogic potentialities, it is necessary to compose new, enlivened, and transforming scripts for the latter. With this, we see the need to keep moving other senses and meanings for the confection of pedagogical weavings that carry with them critical-transforming senses and meanings. To accomplish this, it is necessary to dive into what is being practiced and experienced, in order to conceive and propose the construction of these weavings, based on other elements, questions, and critical-transformative utopias that are emerging and necessary for this century. It is worth pointing out that, in the formation of Geography teachers, in particular, it is necessary to cogitate these weavings, understanding those that are moving and being mobilized in order to, from there, weave others that may emerge in relation to these or improve them, so as to amplify their potentialities. In view of this, this research raises the following central question: what formative developments in Environmental Education are in progress and are possible for the initial training of teachers of Geography? Having as central objective to understand the formative unfoldings in Environmental Education in happening in the initial formation of Geography teachers, indicating possibilities and critical-transformative alternatives for the eco-training, this research seeks through qualitative approach, going by the multi- referentiality, reveal paths and other possibilities for Environmental Education in the training of Geography teachers, in order to achieve critical-transformative contributions raised by ecoformation, exploring didactic and pedagogical socio-environmental phenomena that need to be brought to reflection to promote an encounter with this approach. To this end, a theoretical and bibliographical dialogue is carried out supported by contributions from thinkers who deal with the thematic axes that permeate the construction of views and notes for Environmental Education and the training of Geography teachers, aligning these reflections to ecoformation. Through the methodological procedures carried out, thematic open interview, directed to the teacher trainers, and online questionnaire, focused on the students, both groups belonging to the undergraduate course in Geography at the Federal University of Pernambuco - UFPE, it was possible to find elements and questions that allow not only the understanding of which practices and experiences, the formative unfoldings are happening in this training trajectory, but to dialogue and point out, in a propositional and transformative way, alternatives and possibilities that can not only translate Environmental Education as disciplinary potentiality within the degree in Geography, but as eco-training axis responsible for mobilizing in teachers in training the protagonism of socio- environmental citizen facing the socio-environmental challenges and contemporary educational needs. Such results, analyzed from the perspective of content analysis (BARDIN, 2011), illustrate the Environmental Education as a powerful formative force in the graduation in Geography, however there are still mishaps to be taken into account and there are still problems installed that need deconstruction, as pointed out by the subjects - teachers and students - participants of this research, indicating the need for a permanent search for other didactic-pedagogical approaches in the scope of the training of Geography teachers, looking at the contemporary socio-environmental challenges and the socio-environmental educational needs.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Lucas Antônio Viana Botêlho.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons