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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFONTANA, Marcele Elisa-
dc.contributor.authorFERRAZ SEGUNDO, Dallas Walber-
dc.date.accessioned2021-11-18T20:15:35Z-
dc.date.available2021-11-18T20:15:35Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.date.submitted2021-11-18-
dc.identifier.citationFERRAZ SEGUNDO, Dallas Walber. Aplicação de metodologia de captura de estratégia da cadeia de suprimentos em uma empresa de pequeno porte / Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41713-
dc.description.abstractEmpresas de pequeno porte desempenham um papel importante para a maioria dos segmentos de mercado, tanto na indústria que processa insumos, quanto na prestação de serviços. Isto também ocorre no Agreste do Estado de Pernambuco, Brasil. A participação desse tipo de empresa nesta região apresenta um papel crucial para a economia e sociedade local, especialmente na região das cidades do Pólo têxtil e de confecção de roupas. A Gestão da Cadeia de Suprimentos (GCS) tem, portanto, importância central nas decisões estratégicas de sucesso destas empresas, uma vez que uma estratégia bem formulada permite à empresa planejar de forma bem sucedida as ações que poderão conceder vantagem competitiva. Por meio da GCS, a empresa tem a possibilidade de reduzir custos, aumentar a velocidade do processo produtivo, aumentar a qualidade dos produtos, entregar com maior agilidade, cumprir prazos, entre outros. Além disso, apesar da vasta literatura específica voltada para a formalização, sistematização de metodologias e sugestão de práticas que aumentem a eficiência e a eficácia da produção ou das operações, ainda é escassa a reflexão e aplicação de estudos voltados para a integração. Este é um componente fundamental da GCS, das empresas para seus consumidores e fornecedores, bem como dos benefícios advindos desta integração. Com base no exposto, o presente trabalho busca desenvolver uma adaptação metodológica capaz de sintetizar, para futuras análises, a estratégia que rege a GCS de uma empresa representativa do Agreste Pernambucano. A partir desta adaptação e aplicação, conclusões foram realizadas não só a respeito da realidade da empresa como da própria adaptação da metodologia. Com isto, foi formulado um Mapa Estratégico da empresa e uma análise crítica do próprio método, sugestão de adaptação à realidade do porte da empresa e possibilidade de adaptação das fases consecutivas do método. Além disso, também foi feita uma resalva quanto à importância deste tipo de trabalho para a literatura vigente e para as empresas.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDistribuição de mercadorias - Administraçãopt_BR
dc.subjectCanais de distribuição - Administraçãopt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleAplicação de metodologia de captura de estratégia da cadeia de suprimentos em uma empresa de pequeno portept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3130016839052852pt_BR
dc.description.abstractxSmall companies play an important role in most market segments, whether in factories processing raw materials or service-based companies. It can be as well applied to the industries in the countryside of the Pernambuco state, Brazil. Small business are especially important in this area of the country, due to the social and economic impact generated by them in the textile industry area of the state. Therefore, Supply Chain Management (SCM) is a central element of knowledge and practices of those business, since a well planned strategy guiding its SCM paves the way for reasonable actions in order to achieve competitive advantage. SCM helps the business to reduce costs, accelerate productive processes, increase product quality, delivery agility, be consistent with schedules and so on. Furthermore, the literature lacks studies related to the application and analyses of integration of business, which is a fundamental component of SCM and truly beneficial. The absence of these studies happens regardless the fact that there are plenty of theoretical studies in the area. So, this academic work aimed to develop an adaptation of a methodology capable of synthesizing the SCM strategy of a small business of the textile industry area of Pernambuco state for further analyses. The conclusions of the results obtained by applying the adapted methodology for the business are presented in a Strategic Map, which allowed an assessment and evaluation of the method itself, suggestions for each kind of company size and the possibility of adaptation of the consecutive methodology steps. The study also highlights the relevance of this line of work for both the current literature and the business themselvespt_BR
dc.subject.cnpq::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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