Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41822

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, André Luiz de Miranda-
dc.contributor.authorLEITE, Joilson Mélo-
dc.date.accessioned2021-11-24T18:54:49Z-
dc.date.available2021-11-24T18:54:49Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.date.submitted2021-11-24-
dc.identifier.citationLEITE, Joilson Mélo. Teoria econômica e políticas públicas: a influência da renda no acesso ao ensino público superior brasileiro no período de (2006-2013). Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41822-
dc.description.abstractO número de alunos ingressantes no ensino superior aumentou de forma substancial nos últimos anos, isso se deve aos incentivos dados pelo Governo Federal e pelo processo de privatização da educação superior. O presente trabalho analisa a eficiências dos programas implantados pelo Governo Federal com vista a melhorar a educação. Para melhor compreensão desse trabalho foi necessária uma comparação entre os modelos neoclássicos de crescimento econômico. Logo, foi necessário um olhar sobre o modelo de Meade, Robert Solow e Romer, este por sua vez, tem pressuposto básico que o crescimento econômico de longo prazo se origina nas externalidades positivas provenientes do acúmulo de conhecimento tecnológico. É notório o quanto a educação superior vem se popularizando desde as últimas décadas, outro fato que é bem visível são o quanto as disparidades econômicas vêm diminuindo de forma substancial. O que se observa hoje é que as classes que não tinham tanto acesso a educação são atualmente as que mais ganham espaço nesse cenário; o pobre, o negro, e a mulher estão cada vez mais empoderando-se dos espaços educacionais. Esse aumento a qual foi dito anteriormente tem como principal fomentador além de outros meios de garantir a entrada dessa minoria no ensino superior brasileiro, os programas de interiorização das Universidades Federais, as novas Instituições Públicas, criadas pelo últimos Governos, e a Lei 12.711/2012, mas conhecida como lei das cotas, na qual garante vagas em Instituições Públicas Federais para negros, pardos e indígenas. Ao contrário do que muita gente sequer ousa procurar saber, já existem resultados com relação ao desempenho dos alunos cotistas em comparação aos alunos não cotistas. Em resumo, os resultados são positivos e apontam para uma diminuição do abandono do curso. Uma conclusão que pode se ter diante de tudo isso, é que mesmo com todos esses incentivos do Governo Federal, ainda é necessário que mais jovens tenham acesso à educação superior e que haja mais investimento na educação básica.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola neoclássica de economia – Modelospt_BR
dc.subjectEnsino superior - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior e Estadopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectMinorias - Educação (Superior)pt_BR
dc.titleTeoria econômica e políticas públicas: a influência da renda no acesso ao ensino público superior brasileiro no período de (2006-2013).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5768701791974861pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1337441051190940pt_BR
dc.description.abstractxThe number of students entering higher education has increased substantially in recent years, so the incentives given by the Federal Government and the process of privatization of higher education. This paper analyzes an evaluation of the programs implemented by the Federal Government to improve an education. For a better understanding of the work, a model was needed among the neoclassical models of economic growth. Therefore, it was necessary to look at the model of Meade, Robert Solow and Romer, this in turn, has basic assumptions that long-term economic growth originate the positive externalities arising from the accumulation of technological knowledge. It is notorious that a higher education has been popularizing since the last decades, another fact that is very visible is how much economic disparities have been decreasing in a substantial way. What is observed today is that, as classes that are not so accessible, an education is applicable as more gain space in this scenario; The poor, the black, and a woman are increasingly empowering themselves with educational spaces. This increase in quality has been said previously and has as main promoter other means of guaranteeing an entrance as a minority in Brazilian higher education, internationalization programs of the Federal Universities as new Public Institutions created by the last Governments and Law 12.711 / 2012, but known as the quota law, as vacancies in Federal Public Institutions for blacks, pardos and indigenous people. Contrary to what many people dare to seek to know, there are already results regarding the performance of student quotaters in students to non-quota students. In summary, the results are positive and point to a decrease in dropout. One conclusion that can be seen as a whole, which is even with all the incentives of the federal government, is still necessary that more young people have access to higher education and that there is more investment in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITE, Joilson Mélo.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons