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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCAS, Andreza Daniela Pontes-
dc.contributor.authorSANTOS, Andrezza Pollyanna Barbosa dos-
dc.date.accessioned2021-11-25T18:47:52Z-
dc.date.available2021-11-25T18:47:52Z-
dc.date.issued2017-01-25-
dc.date.submitted2021-11-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Andrezza Pollyanna Barbosa dos. Fatores determinantes da qualidade da educação: uma análise a partir dos dados do IDEB. Caruaru O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41830-
dc.description.abstractÀ medida que a população investe em capital humano, em longo prazo, as desigualdades sociais tendem a diminuir. Um importante indicador utilizado na atualidade para avaliar a qualidade da educação brasileira é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este trabalho parte de uma revisão da literatura acerca da história da educação brasileira, analisando-a na atualidade. A análise é feita através dos dados do IDEB dos anos iniciais do ensino fundamental nos vários estados do Brasil, depois é feita uma observação mais acurada no estado de Pernambuco, para então se concluir a análise com uma pesquisa de campo na escola que obteve o pior resultado no agreste de Pernambuco em 2015 e a escola que obteve o melhor resultado de Pernambuco no mesmo ano. Nas escolas estudadas observou-se que os resultados satisfatórios são consequência, sobretudo do comprometimento das pessoas envolvidas e não tanto da quantidade de investimento.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.titleFatores determinantes da qualidade da educação: uma análise a partir dos dados do IDEB.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6466149527667809pt_BR
dc.description.abstractxAs the population invests in human capital, in the long run, social inequality tends to decrease. An important indicator used nowadays to evaluate Brazilian education is the Basic Education Development Index (IDEB). This work depart from a literature review about Brazilian education history, analyzing it in the present moment. The analysis is made using the IDEB of the first years of basic education in the different states of Brazil, afterward it is done a more accurate observation of the state of Pernambuco. The analysis it concluded with a study of case in the school with the worst result in the Agreste region of Pernambuco in 2015 and in the school with the best result of Pernambuco in the same year. In the studied schools, it was observed that the satisfactory results are mainly a consequence of the commitment of the management and not so much of the amount of investment.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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