Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41865

Compartilhe esta página

Título: Canal do risco: a taxa de juros de política determinou a oferta e a qualidade dos empréstimos do sistema bancário brasileiro no período de 2011 a 2018?
Autor(es): BATISTA, Demaxsuel Marques
Palavras-chave: Política monetária – Brasil; Taxas de juros; Risco (Economia); Risco financeiro; Créditos
Data do documento: 19-Jul-2018
Citação: BATISTA, Demaxsuel Marques. Canal do risco: a taxa de juros de política determinou a oferta e a qualidade dos empréstimos do sistema bancário brasileiro no período de 2011 a 2018? Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Utilizando dados do Banco Central para o período de 2011 a 2018, este trabalho analisa o canal do risco no Brasil como um mecanismo de transmissão da política monetária. Visa identificar se houve influência da taxa básica de juros sobre o nível de concessões de crédito, sob a percepção e a tolerância de risco pelos bancos comerciais brasileiros. Com o intuito de investigar se o crédito está funcionando como substituto perfeito dos títulos públicos aplicou-se uma metodologia de análise de séries temporais, realizando o teste de co-integração para investigar se existe conexão estrutural entre as séries do nível de atividade, da taxa de juros real de longo prazo e do spread bancário sobre o volume de concessões de crédito. Verificou-se que a influência da taxa de juros, do spread bancário, do PIB sobre o volume de concessões de crédito, onde um vetor de cointegração sinaliza que o volume de concessões é afetado de forma expressiva apenas pelo spread bancário. Isso mostra que o sistema bancário brasileiro não é influenciado pelo canal do risco. O spread bancário é o único fator que serve de parâmetro orientador da escolha no sistema financeiro é o spread bancário. Oscilações no nível de atividade e na taxa de política não impactam nas decisões dos intermediários financeiros no longo prazo, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, gerando a crise do subprime.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41865
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA, Demaxsuel Marques.pdf477,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons