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Título: A relação entre o fenômeno da solidão, a auto-identidade verde e o consumo de moda sustentável : um estudo com consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco
Autor(es): PEREIRA FILHO, Jeferson Mendonça
Palavras-chave: Consumo (Economia) - Pernambuco; Sustentabilidade; Moda - Pernambuco; Solidão - Pernambuco; Isolamento social - Pernambuco; Identidade (Psicologia)
Data do documento: 2-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA FILHO, Jeferson Mendonça. A relação entre o fenômeno da solidão, a auto-identidade verde e o consumo de moda sustentável: um estudo com consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este estudo buscou investigar a influência do fenômeno da solidão, definido pelos construtos isolamento social, solidão e solitude, e da auto-identidade verde sobre o consumo de moda sustentável dos consumidores do arranjo produtivo local de confecções de Pernambuco. Essa iniciativa partiu da premissa de que os consumidores também devem ser avaliados a partir das suas perspectivas emocionais, uma vez que fatores intrínsecos aos indivíduos como as emoções e os sentimentos também interferem no comportamento dos consumidores. Logo, o estudo da relação entre esses construtos com o consumo de moda sustentável surge como uma tentativa de compreender o porquê da discrepância que há entre o que os consumidores dizem e fazem na esfera do consumo, o que é, na atualidade, o maior desafio para profissionais de marketing, pesquisadores, organizações e formuladores de políticas públicas, com o objetivo de promover o consumo sustentável. A partir do exposto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, com levantamento de campo por meio de um survey online, utilizando amostragem do tipo não probabilística e com coleta de dados realizada por meio de um questionário estruturado distribuído pela técnica snowball. A amostra final foi 420 respondentes e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados obtidos destacam que o isolamento social não exerce influencia sobre o consumo de moda sustentável e que o sentimento de solidão e a solitude influenciam de forma direta e negativa este consumo. Foi identificado também que a auto-identidade verde exerce influencia de forma direta e positiva sobre o consumo de moda sustentável. A partir desses resultados, aponta-se que este estudo contribuiu para o avanço das pesquisas sobre a sustentabilidade na área do comportamento do consumidor por demonstrar que o fenômeno da solidão, a partir de três óticas distintas, isolamento social, solidão e solitude, de maneira geral, não colabora para o desenvolvimento do consumo de moda sustentável, podendo ser considerado uma barreira para este consumo. Por outro lado, ao relacionar a auto- identidade verde com o consumo de moda sustentável, os achados demonstraram a importância dessa antecedente como como um dos principais preditores do comportamento em prol da sustentabilidade, confirmando resultados de pesquisas anteriores e indicando que os respondentes da pesquisa que se percebem como participantes diretos das questões em favor do meio ambiente tendem a desenvolver um comportamento de consumo de moda sustentável. Adicionalmente, este estudo inova ao trazer para o campo do comportamento do consumidor sustentável construtos que não haviam sido investigados em conjunto, auxiliando a ampliar as investigações sobre a sustentabilidade e o consumo no contexto da compra de produtos ambientalmente sustentáveis de moda. Por fim, acredita-se que os achados dessa pesquisa servem como base para que novos estudos possam ser desenvolvidos no campo do consumo de moda sustentável. Neste sentido, sugere- se que estudos futuros possam adicionar ao modelo teórico deste estudo a influência de grupos sociais, como uma possível moderadora da relação originalmente proposta entre os construtos, uma vez que a solidão pode estar relacionada à presença e/ou ausência de grupos de referência.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41871
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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