Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41996
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORRÊA, Lucilena Ferraz Castanheira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thays Fernanda da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T18:44:33Z | - |
dc.date.available | 2021-12-07T18:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thays Fernanda da. Qualidade da educação: uma análise da valorização do profissional da educação no Brasil como vetor do crescimento econômico. Caruaru: O Autor, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41996 | - |
dc.description.abstract | A análise da educação como impulsionadora do crescimento econômico se intensificou a partir do final dos anos de 1950 principalmente com a introdução do capital humano nos modelos econômicos, através dos estudos de Schultz (1961), Becker (1962), Mincer (1974) e Lucas (1988). Na busca de analisar a educação sob a ótica qualitativa como os estudos de Hanushek e Woessmann (2012) e Luz (2015), o atual estudo faz uso de variáveis que possam ajudar a entender melhor as possíveis falhas que sinalizam afetar o desempenho educacional do país nas avaliações de nível internacional e nacional. Diante dessa perspectiva, é importante ressaltar que vários estudiosos do tema corroboram que a qualidade da educação de um país é muito influenciada pelos professores, que se desvalorizados, não possuem incentivos e nem condições de trabalho para executarem um trabalho eficiente. Nesse sentido, o objetivo do atual estudo está em analisar a qualidade da educação a partir da valorização do profissional da educação no Brasil como vetor do crescimento econômico. Para tanto fará uso de dados do PISA e IDEB na medição da qualidade do ensino nacional, IBGE para os dados econômicos sobre o desempenho da economia e do movimento Todos Pela Educação para a análise do docente da educação básica em relação à sua profissão. Diante disso, se constatam que os docentes revelam um sentimento que sua profissão é muito pouco valorizada no país. Tal fato pode ser visto pela fragilidade de aprendizagem dos alunos quando são submetidos a avaliações de desempenho. O cenário se mostra extremamente preocupante, pois essa realidade tende a um círculo vicioso, ou seja, baixa eficiência na educação resulta em níveis fracos do capital humano e, consequentemente reduz a capacidade produtiva, constituindo fraco desempenho econômico apresentado pela nação. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação - Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação - Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Qualidade da educação: uma análise da valorização do profissional da educação no Brasil como vetor do crescimento econômico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6635091311672811 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The analysis of education as a driver of economic growth intensified from the end of the 1950s mainly with the introduction of human capital in economic models, through the studies of Schultz (1961), Becker (1962), Mincer (1974) and Lucas (1988). It is important to emphasize that, usually, many works are about representing human capital through factors that measure education quantitatively using variables, such as years of schooling. In the quest to analyze education from the qualitative point of view such as studies of Hanushek e Woessmann (2012) e Luz (2015), the present study makes use of variables that may help to better understand the possible flaws that may affect the country's performance in international and national level evaluations. Given this perspective, it is important to note that several scholars of the theme corroborate that the quality of education in a country is greatly influenced by teachers, who are devalued, have no incentives and no working conditions to perform an efficient work. In this sense, the objective of the current study is to analyze the perception of the education professional and its relationship with the fragile quality of education in the country and its impact on the economic growth of the country. To do so, it will use data from PISA and IDEB in the measurement of the quality of national education, IBGE for economic data on the performance of the economy and the All For Education movement for the analysis of the basic education teachers in relation to their profession. Faced with this, I concluded that teachers reveal a feeling that their profession is very little valued in the country. This fact can be seen by the students' fragility of learning when they are submitted to performance evaluations. The scenario is extremely worrying, since this reality generates a vicious circle, that is, low efficiency in education results in low levels of human capital and consequently reduces the productive capacity, constituting a poor economic performance presented by the nation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Thays Fernanda da.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons