Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de-
dc.contributor.authorVENTURA, Leonardo Carneiro-
dc.date.accessioned2021-12-08T18:30:11Z-
dc.date.available2021-12-08T18:30:11Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.citationVENTURA, Leonardo Carneiro. A trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950). 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42008-
dc.description.abstractEste trabalho trata da emergência de um dispositivo arquivístico sonoro pensado para reter o que seriam as dimensões sonora e musical da região Nordeste. Entrecruzando práticas discursivas oriundas do campo da imprensa, da literatura, dos estudos do folclore, da música, da poesia, ele investiga os fios de som acionados por determinados agentes na elaboração do que seria uma sonoridade e uma musicalidade nordestinas. Para tanto, propõe as noções de regime de audibilidade e cartografia auditiva. A primeira funciona para nomear o conjunto de imagens sonoras associadas, desde as primeiras décadas do século XX, ao espaço imaginado do Nordeste, assim como suas condições históricas de surgimento. A segunda cuida de identificar nas obras – acadêmica, literária, musical – de determinados autores, autoras e artistas, os traços de sonoridade e de musicalidade que operam para constituir o Nordeste enquanto território sonorizado, musicado. Este trabalho busca pensar a elaboração de um arquivo sonoro para o espaço nordestino, enquanto produto do enfrentamento do tempo, em especial, do advento da modernidade, por determinados grupos atuantes na sociedade brasileira naquele período. Leva em conta os movimentos aglutinantes de pessoas e ideias como o Regionalismo Tradicionalista, o Modernismo, ambos da década de 1920, além do Movimento Folclórico, de final da década de 1940. Segue o entrelaçamento de suas linhas até o surgimento de uma indústria fonográfica, com polos de produção nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, além de perseguir outras práticas sonoras que contribuíram para cristalizar a ideia de uma música e um som do Nordeste, enquanto, ao mesmo tempo, excluía dela os corpos dos cantadores e cantadoras que, em primeiro lugar, os inspiraram.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrasil, Nordeste - Históriapt_BR
dc.subjectArquivos sonoros – Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectCartografia auditivapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA trama dos sons : invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3876181915963041pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7585947992338412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with the emergence of a sound archival device designed to retain what would be the sound and musical dimensions of the Northeast region of Brazil. Crossing discursive practices from the field of literature, folklore studies, music, poetry, he investigates the threads of sound activated by certain agents in the elaboration of what would be a northeastern sonority and musicality. Therefore, it proposes the notions of audibility regime and auditory cartography. The first works to name the set of sound images associated, since the first decades of the 20th century, with the imagined space of the Northeast of Brazil, as well as its historical conditions of appearance. The second seeks to identify in the works – folkloric, literary, musical – by certain authors and artists, the sonority and musicality traits that operate to constitute the Northeast of Brazil as a territory with sounds and music. This work seeks to think about the elaboration of a sound archive for the Northeastern space, as a product of the confrontation of time, in particular, of the advent of modernity, by certain social groups. It takes into account the agglutinating movements such as Traditionalist Regionalism, Modernism, both from the 1920s, in addition to the Folklore Movement, from the late 1940s. It follows the intertwining of its lines until the emergence of a phonographic industry, with production centers in the cities of Rio de Janeiro and Recife, in addition to pursuing other sound practices that contributed to embodying the idea of a music and a sound from the Northeast, while, at the same time, excluding from it the bodies of male and female singers who inspired them in the first place.pt_BR
dc.description.abstractxCe travail traite de l'émergence d'un dispositif sonore d'archives destiné à retenir ce que seraient les dimensions sonores et musicales de la région du Nord-Est du Brésil. Croisant des pratiques discursives issues du domaine de la littérature, des études folkloriques, de la musique, de la poésie, il explore les fils sonores activés par certains agents dans l'élaboration de ce que seraient une sonorité et une musicalité nord-orientales. Il propose donc les notions de régime d'audibilité et de cartographie auditive. Les premières oeuvres pour nommer l'ensemble des images sonores associées, depuis les premières décennies du XXe siècle, à l'espace imaginé du Nord-Est du Brésil, ainsi qu'à ses conditions historiques d'apparition. La seconde cherche à identifier dans les œuvres – folkloriques, littéraires, musicales – de certains auteurs, auteurs et artistes, les traits de sonorité et de musicalité qui opèrent pour constituer le Nord-Est du Brésil comme territoire de sons et de musique. Ce travail cherche à réfléchir à l'élaboration d'une archive sonore pour l'espace du Nord-Est, comme produit de la confrontation du temps, en particulier, de l'avènement de la modernité, par certains groupes sociaux. Il prend en compte les mouvements agglutinants tels que le régionalisme traditionaliste, le modernisme, tous deux des années 1920, en plus du mouvement folklorique, de la fin des années 1940. dans les villes de Rio de Janeiro et de Recife, en plus de poursuivre d'autres pratiques saines qui ont contribué à incarner l'idée d'une chanson et d'un son du Nord-Est, tout en en excluant les corps des chanteurs et chanteuses qui, en premier lieu, les ont inspirés.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Leonardo Carneiro Ventura.pdf3,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons