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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA FILHO, Lourival Lopes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Deivson Cavalcante Gomes de-
dc.date.accessioned2021-12-08T18:38:37Z-
dc.date.available2021-12-08T18:38:37Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Deivson Cavalcante Gomes de Oliveira. Modelos complementares para a avaliação da inclusão de servidores com deficiência em Instituições de Ensino Superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42009-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo definir modelos complementares para avaliação da inclusão de servidores públicos com deficiência em Instituições de Ensino Superior, sob a ótica da funcionalidade e da percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, utilizou-se uma abordagem metateórica denominada Teoria das Facetas para estruturar os modelos para a avaliação da funcionalidade e da percepção de QVT propostos, bem como o desenho da investigação empírica. Para definição das variáveis manipuladas para a avaliação da funcionalidade dos servidores com deficiência, foram utilizados os componentes da funcionalidade presentes no WHO Disability Assessment Shedule (WHODAS) 2.0, em associação com os fatores ambientais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; enquanto o modelo elaborado para investigação da percepção da QVT foi definido com base nos fatores estruturantes da QVT presentes no modelo proposto por Ferreira (2012). Para a validação dos modelos complementares propostos, foram abordados 21 servidores com deficiência física, visual, auditiva e mista de uma Instituição de Ensino Superior. Os dados foram analisados por meio da Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) com o auxílio do software HUDAP-7. Os resultados validaram os modelos propostos, visto que suas variáveis foram captadas pelos participantes, sendo, portanto, determinantes para as investigações propostas. Além disso, por meio da representação gráfica das variáveis no espaço multidimensional, foi possível estabelecer o perfil da funcionalidade e da percepção de Qualidade de Vida no Trabalho dos participantes por meio da relação entre os componentes da funcionalidade e dos fatores estruturantes da QVT com os diferentes tipos de deficiência apresentados pelos participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectClassificação Internacional de funcionalidadept_BR
dc.subjectTeoria das facetaspt_BR
dc.subjectIncapacidade e saúdept_BR
dc.titleModelos complementares para a avaliação da inclusão de servidores com deficiência em Instituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7350521883385899pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4538629871153606pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to define complementary models to assess the inclusion of public servant with disability in Higher Education from the perspective of functionality and the perception of Quality of Working Life (QWL). Therefore, a metatheoretical approach called Facet Theory was used for structure the proposed models for evaluation of the functionality and perception of QWL, as well as the design of the empirical investigation. The components of the functionality present in the WHO Disability Assessment Shedule (WHODAS) 2.0 were used to define the manipulated variables to assess the functionality of disabled workers, in association with the environmental factors of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF), while the model elaborated for empirical investigation of the perception of QWL was defined based on the structuring factors of QWL present in the model proposed by Ferreira (2012). For the validations of the proposed complementary models, 21 servants with physical, visual, hearing and mixed deficiency from a Higher Education Institution were approached. Data were analyzed using Similarity Structure Analysis (SSA) through the HUDAP-7 software. The results indicate that the proposed models are adequate, since their variables were captured by the participants, being considered determinants for the proposed investigation. In addition, through the graphical representation of the variables in the multidimensional space, it was possible to establish the profile of functionality and the perception of quality of life at work of the participants through the relationship between the components of functionality and the structuring factors of QWL with the different types of disability presented by the participants.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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