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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antonio Fidalgo-
dc.contributor.authorGOUVEIA, Rafael Gomes-
dc.date.accessioned2021-12-13T14:27:20Z-
dc.date.available2021-12-13T14:27:20Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2021-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42159-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam no processo de precarização do trabalho docente das EREMs do Estado de Pernambuco. Foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados artigos científicos, obtidos a partir de pesquisa realizada em bancos de dados eletrônicos e sites científicos de acesso livre (ScIELO e Google Acadêmico). Os principais descritores utilizados foram: Trabalho Pedagógico; Propostas de Educação Integral; Precarização da Educação. Desde a criação do IDEB em 2005, Pernambuco ocupou as ultimas colocações no ranking nacional, chegando em 2007 a ocupar a 27ª colocação com uma média de 2,7. Em 2008, através da implementação da Lei complementar 125 foram criadas as EREMs que buscam desenvolver uma ação voltada para gestão por resultados, para isso, o governo realiza esse trabalho em parceria com a MBC (Movimento Brasil Competitivo) e com o INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), que tem o objetivo de melhorar os resultados do estado nas provas nacionais, mas não apenas isso, as parcerias também objetivam a abertura do mercado para privatizações, as próprias parcerias já se enquadram enquanto privatizações gerenciais das escolas. Além disso, o PEI promete a oferta de melhores condições para o trabalho docente, mas, na prática isso não vem acontecendo. Desse modo, nos questionamos sobre quais os principais fatores que influenciam na precarização do trabalho dos docentes frente à implementação do Programa de Educação Integral? Justificamos este trabalho pela necessidade de identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes, seja ela política, econômica ou relacionada à formação dos professores que atuam nas escolas participantes do PEI, tendo em vista que a precarização e a intensificação do trabalho dos docentes faz parte de um processo que desencadeia na privatização do sistema público de ensino. As mudanças no cenário educacional pernambucano trouxeram melhoras nos índices das avaliações externas, mas, em contrapartida esse processo gerou uma série consequências apontadas pela literatura, que acaba precarizando o trabalho do professor, são eles: aumento da carga horária do docente, pressão a partir de metas pré-estabelecidas, responsabilização do processo, estreitamento curricular por meio do processo de bonificação e metas, dentre outros.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titlePrecarização do trabalho docente das EREMs do estado de Pernambuco: uma breve análise sobre o Programa de Educação Integralpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coNASCIMENTO, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5760241465219358pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the main factors that influence the precariousness process of teaching work of the EREMs of the State of Pernambuco. It was developed from a literature review, where scientific articles were used, obtained from research conducted in electronic databases and open access scientific sites (ScIELO and Google Scholar). The main descriptors used were: Pedagogical Work; Proposals for Integral Education; Precariousness of Education. Since the creation of IDEB in 2005, Pernambuco has occupied the last places in the national ranking, reaching in 2007 the 27th place with an average of 2.7. In 2008, through the implementation of Complementary Law 125, the EREMs were created, seeking to develop an action focused on results management. To this end, the government carries out this work in partnership with the MBC (Brazil Competitive Movement) and INDG (Institute for Development). Management), which aims to improve the state's results in the national tests, but not only that, the partnerships also aim at opening the market for privatization, the partnerships themselves already fit as managerial privatizations of schools. In addition, the IEP promises to offer better conditions for teaching work, but in practice this has not been happening. Thus, we ask ourselves what are the main factors that influence the precariousness of the teachers' work regarding the implementation of the Integral Education Program? We justify this work by the need to identify the difficulties faced by teachers, whether political, economic or related to the training of teachers working in schools participating in the PEI, considering that the precariousness and intensification of teachers' work is part of a process. triggering the privatization of the public education system. The changes in the Pernambuco educational scenario brought improvements in the rates of external evaluations, but in contrast this process generated a series of consequences pointed out by the literature, which ends up precarious the teacher's work, they are: increase of the teacher's workload, pressure from pre-established goals, process accountability, curricular narrowing through the bonus process and goals, among others.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8979287363825113pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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