Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42228

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWEBERBAUER, Paul Hugo-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Igor de Holanda-
dc.date.accessioned2021-12-14T16:00:24Z-
dc.date.available2021-12-14T16:00:24Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Igor de Holanda. As contribuições das Diretrizes das Nações Unidas sobre a Proteção do Consumidor (UNGCP) para a tutela das relações de consumo no comércio eletrônico no Mercosul. 2021. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42228-
dc.description.abstractO fenômeno da globalização impactou o mundo de diversas formas. Uma delas foi a multiplicação de blocos de integração econômico-comerciais regionais. Neste contexto se insere o Mercado Comum do Sul (Mercosul), originalmente integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e atualmente também presente a Venezuela. Outro impacto da globalização foi a intensificação da transnacionalização das relações privadas, nelas incluídas as de cunho consumerista, especialmente através da internet. Nesse cenário reforçar-se a necessidade de edição de instrumentos regulatórios ao nível regional para melhor tutelar as relações ocorridas no espaço comum. Tem-se que para cumprir tal finalidade, as técnicas de aproximação legislativa são importantes ferramentas. No Mercosul foram concebidas diversas normas regionais, porém, dadas as particularidades institucionais e ao seu modus operandi, a vasta maioria não chegou a produzir os efeitos pretendidos na prática. As Diretrizes das Nações Unidas para a Proteção do Consumidor (UNGCP), em razão de sua relevância histórica já comprovada nos contextos domésticos, pode se mostrar um importante recurso para o Mercosul ter como baliza na formulação de políticas de proteção ao consumidor no e-commerce daqui em diante. E com isso impulsionar a confiança do consumidor, alavancar o número de transações dentro da região e ser um catalisador de bem-estar para os seus habitantes. Em particular em quatro áreas principais: direito à informação, educação para o consumo, cooperação internacional e solução de controvérsias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireito Internacional Privadopt_BR
dc.subjectDireito do Consumidorpt_BR
dc.subjectUNGCPpt_BR
dc.subjectMercosulpt_BR
dc.titleAs contribuições das Diretrizes das Nações Unidas sobre a Proteção do Consumidor (UNGCP) para a tutela das relações de consumo no comércio eletrônico no Mercosulpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0627188054232279pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0375319155508790pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThe globalization phenomenon impacted the world in several ways. One of them was on the multiplication of economic-commercial regional integration blocs. In this context, there is the Southern Common Market (Mercosur), originally integrated by Argentina, Brazil, Paraguay and Uruguay, e nowadays also present Venezuela. Another globalization’s impact was the intensification of the transnationalization of private relations, in those included consumerist ones, specially by the internet. In this scenario, one is to reinforce the necessity for the construction of regulatory instruments at the regional level for better rule the relations set up in this common space. To fulfill this task, the uniformization’s techniques are important tools. At Mercosur it was conceived multiple regional norms, but because of institutional particularities and of its modus operandi, the vast majority has not achieved to produce their intended effects. The United Nations Guidelines on Consumer Protection (UNGCP), because of its historical relevance already demonstrated in domestic contexts, can turn to be an important resource to Mercosur as a parameter on the formulation of policies on consumer protection to e-commerce from now on. And with that propel the consumer’s confidence, pull up transactions’ numbers in the region and be a catalyzer of well- being to its habitants. Particularly to four main areas: right to information, education for consuming, international cooperation and resolution of conflicts.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Igor de Holanda Cavalcanti.pdf3,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons