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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42282

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Karla Patrícia de Sousa Barbosa-
dc.contributor.authorSOUZA, Renato Bagetti Fonseca de-
dc.date.accessioned2021-12-16T19:23:06Z-
dc.date.available2021-12-16T19:23:06Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42282-
dc.description.abstractO nível de inatividade física está aumentando em muitos países, afetando negativamente o estado de saúde da população e aumentando a prevalência de doenças, tais como: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer. Nessa perspectiva, realizar exercícios físicos regularmente cria uma série de benefícios: aptidão física, saúde mental, redução do risco de morte prematura e doenças crônicas. No entanto, apesar dos benefícios derivados desses exercícios, há o risco de consequências adversas como a lesões. Logo, é de extrema importância que essa preocupação esteja presente no cotidiano do profissional de educação física, bem como, durante a sua formação acadêmica. Diante disso, o programa de educação física brasileiro deve expressar diversificadas habilidades em seu processo de ensino, estabelecendo e discutindo inúmeras situações específicas expressas durante a formação profissional. Assim, é de extrema importância o conhecimento mais aprofundado sobre as lesões musculoesqueléticas através de disciplinas e conteúdos que preparem melhor os estudantes de Bacharelado em Educação Física para que exerçam seu trabalho com excelência. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar como a temática de lesões vem sendo abordada, através da análise dos conteúdos e das disciplinas presentes no Projeto Curricular do Curso (PPC) e ou na matriz curricular dos cursos de Bacharelado em Educação Física de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, no Estado de Pernambuco. Foram encontradas e avaliadas 58 instituições de Ensino Superior em Pernambuco que ofertam o curso de Bacharelado em Educação Física, sendo 71% na modalidade presencial e 29% na modalidade EAD. No entanto, dessa amostra foi possível analisar a matriz curricular de 37 instituições, possibilitando verificar que apenas três instituições abordam a temática de lesões no projeto pedagógico. Com estes resultados, podemos sugerir que a maioria das IES do Estado de Pernambuco, não está preparando o profissional de educação física para lidar com lesões esportivas, no tratamento pós-traumático ou na reabilitação do atleta.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFerimentos e lesõespt_BR
dc.subjectEducação física - grade curricularpt_BR
dc.subjectEducação física - formação profissionalpt_BR
dc.titleA matriz curricular dos cursos de bacharelado em educação física no estado de Pernambuco preparam o profissional para lidar com lesões?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Luciano Machado Ferreira Tenório de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0427635409473129pt_BR
dc.description.abstractxThe level of physical inactivity is increasing in many countries, negatively affecting the health status of the population and increasing the prevalence of diseases, such as: type 2 diabetes, cardiovascular diseases and even some types of cancer. From this perspective, regular physical exercises creates a series of benefits: physical fitness, mental health, reduced risk of premature death and chronic diseases. However, despite the benefits derived from these exercises, there is a risk of adverse consequences such as injuries. Therefore, it is extremely important that this concern is present in the daily routine of physical education professionals, as well as during their academic training. Therefore, the Brazilian physical education program must express diverse skills in its teaching process, establishing and discussing numerous specific situations expressed during professional training. Thus, it is extremely important to have more in-depth knowledge about musculoskeletal injuries through subjects and content that better prepare Physical Education Bachelor students to perform their work with excellence. The present work has as main objective to evaluate how the theme of injuries has been approached, through the analysis of the contents and of the disciplines present in the Course Curricular Project (PPC) and or in the curricular matrix of the Bachelor courses in Physical Education of Teaching Institutions Public and Private Higher Education Institutions (HEIs) in the State of Pernambuco. 58 Higher Education institutions in Pernambuco that offer the Bachelor of Physical Education course were found and evaluated, 71% in face-to-face and 29% in distance learning. However, from this sample it was possible to analyze the curriculum matrix of 37 institutions, making it possible to verify that only three institutions address the theme of injuries in the pedagogical project. With these results, we can suggest that the majority of the HEIs in the State of Pernambuco, is not preparing the physical education professional to deal with sports injuries, in the post-traumatic treatment or in the rehabilitation of the athlete.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0994828674853285pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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