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Título : Políticas públicas educacionais escolares e diversidade epistêmica : a educação escolar quilombola em Castainho - Pernambuco
Autor : DANTAS, Marco Aurélio Acioli
Palabras clave : Políticas Públicas de Educação; Quilombolas; Diversidade; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 30-ago-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DANTAS, Marco Aurélio Acioli. Políticas públicas educacionais escolares e diversidade epistêmica: a educação escolar quilombola em Castainho - Pernambuco. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O presente estudo analisou como a comunidade de Castainho organiza e produz sua política de educação escolar quilombola em torno da escola em seu território. Partimos da hipótese de que o processo histórico das comunidades quilombolas no Brasil aponta para resitência/insurgência frente ao modelo de sociedade no qual foram constituídos os quilombos e, estende esse passado de lutas até o atual momento, acarretando assim em outras propostas de organização social, política e cultural. No campo educacional, partimos do pressuposto de que esses outros olhares podem orientar outras formas de pedagogias e política educacional; para além, acreditamos que essas outras propostas tomam percursos diferentes do padrão moderno-colonial-eurocêntrico. A pesquisa tomou como aporte teórico-metodológico as contribuições dos(as) autores(as) da Rede Modernidade/Colonialidade e a abordagem etnográfica com base na concepção da “ficção antropológica”. Diante disso, tivemos como objetivos identificar e analisar os elementos políticos e epistêmicos das concepções de educação desenvolvidas pelas comunidades quilombolas; analisar como esses elementos político e epistêmicos atuam e garantem a educação escolar quilombola em seus territórios; e analisar como essas práticas de educação escolar quilombola podem articular outros olhares sobre as políticas educacionais. Os resultados da pesquisa nos mostra que, de maneira constitutiva, o território quilombola reúne sob seus signos e símbolos as ações e ressignificações cotidianas da comunidade, inserindo na escola e nas suas práticas os elementos políticos e epistêmicos que partem dos sujeitos de Castainho. Isso implica em reconhecer o que outros grupos concebem como sendo políticas públicas a partir de suas experiências, de suas cosmovisões, bem como concebem as noções de direito e justiça, e também desestabilizar a noção ocidentalizada de política pública como algo fixo, positivo e invariável, colocando os modos de ser das próprias políticas públicas como circunscritas em uma determinada cosmovisão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42320
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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