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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42464

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dc.contributor.advisorNeves, André Menezes Marques das-
dc.contributor.authorSILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento-
dc.date.accessioned2022-01-13T18:37:35Z-
dc.date.available2022-01-13T18:37:35Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Rowan Henrique Sarmento. Abstração ludoficcional: a simplificação nos mundos ficcionais do videogame. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42464-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a ação da abstração sobre mundos ficcionais no videogame (ou mundos ludoficcionais), levando em conta seus principais elementos estruturantes, a saber, personagens, ambientações e menus e HUDs. Fenômeno de simplificação em representações, a abstração é inerente aos jogos digitais, atuando sobre sua aparência e comportamento para compor uma simulação interativa. Parte-se da hipótese, confirmada ao longo da pesquisa, de que a abstração não só permite racionalizar os recursos produtivos de um jogo, mas também exercer um apelo estilístico passadista e experimental, revelando imperativa sua apropriação para o desenvolvimento de produções contemporâneas. A investigação se dá mediante uma pesquisa bibliográfica e casos representativos pontuais, com base na tríade teórica do design, das artes visuais e da comunicação. Para tanto, divide-se em três etapas: (1) a exploração inicial de conceitos, visando a formar as bases para a discussão; (2) a discussão teórica, visando a apresentar artifícios configurativos da abstração; e (3) um estudo de caso extensivo, capaz de ilustrar em um único jogo a atuação da abstração e seus artifícios de otimização. Como resultado, a investigação foi exitosa em evidenciar especificidades de mundos ludoficcionais simplificados, expondo artifícios configurativos capazes de contorná-las ou intensificá-las — como o efeito binóculos e os descritores narrativos —, bem como revelando o apelo ainda atual do jogo abstraído.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectMundos ficcionaispt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectRepresentação Gráficapt_BR
dc.titleAbstração ludoficcional : a simplificação nos mundos ficcionais do videogamept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4690759478912913pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5194437042919213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate the effects of abstraction on videogame ficcional worlds, taking into account its main structural elements: characters, environment and menus & HUD. Known for producing representational simplifications, the abstraction phenomenon is inherent in videogame design, acting upon the appearance and behavior of its elements to create a interactive fictional world. The proposed investigation departs from the hypothesis — later confirmed — that abstraction not only allows to rationalize production resources, but also provides an appealing and nostalgic experimental style, proving itself to be an essential knowledge for the independent game designer. This research is produced by means of a bibliographic method and punctual representative cases, based upon the major theories of design, visual arts and communication. For that purpose, this work is split into three main phases: (1) an early concept exploration, aiming to form the bases for further discussions; (2) a theoretical discussion, presenting design solutions for the simplified game world; and (3) an extensive case study, capable of exemplifying the abstraction phenomenon and its optimization solutions on a single game. As a result, the present investigation was successful on highlighting many specificities of simplified game worlds and listing enhancement design solutions, such as the binocular effect and the narrative descriptor, revealing the persistent appeal of simplified videogames up to this day.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

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