Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | BORBA FILHO, José Robson Pontes | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-15T02:31:15Z | - |
dc.date.available | 2022-01-15T02:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-10 | - |
dc.identifier.citation | BORBA FILHO, José Robson Pontes. MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência de tutoria em estação de aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de curso Física licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho mira trazer uma discussão sobre a utilização de metodologias educacionais, as quais foram utilizadas durante um curso de planejamento de ensino, oferecidos para alunos do PIBID de física e química licenciatura no CAA – UFPE, os quais utilizaram mapas conceituais durante tutorias em estações de aprendizagem, e tem como objetivo investigar se as tutorias e mapas conceituais são ferramentas que estimulam a reflexão profunda dos alunos. Sendo assim, foi utilizado como ferramenta de coleta de dados os questionários em escala e abertos, tanto para os alunos como para os tutores. Desta forma, como base na análise das respostas obtidas tivemos a constatação que as metodologias aplicadas durante o curso de planejamento de ensino foram importantes para promover aprendizagem colaborativa; aprendizagem significativa; debates; argumentação e troca de experiências; pensamentos complexos e críticos e desenvolvimento de níveis de autorregulação da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Tutorias | pt_BR |
dc.subject | Estações de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Mediação do Conhecimento | pt_BR |
dc.title | MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência em estação de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6068660082636267 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The paper aims bring a discussion about the educational methodology utilization, which it was used at a teaching planing’s course, offer to PIBID students of physics and chemistry degree at CAA – UFPE, which was used conceptual maps at tutoring on learning station, and there is as goal to investigate if the tutoring and conceptual maps are a deep reflection encouragment tools. Therefore, it was used as data collect tool a questionnaire with scale and open answers to students and curator. Therefore, based on answers analyses we had been find that the used methodology on the teaching planning’s course was importante to promove collaborative learning; meaningful learning; pleanding; argumentation and experience exchange; deep think and crucial, and devenlopment of selfregulation learning levels. Keywords: | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ ROBSON PONTES BORBA FILHO.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons