Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorBORBA FILHO, José Robson Pontes-
dc.date.accessioned2022-01-15T02:31:15Z-
dc.date.available2022-01-15T02:31:15Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-01-10-
dc.identifier.citationBORBA FILHO, José Robson Pontes. MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência de tutoria em estação de aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de curso Física licenciatura- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42478-
dc.description.abstractO presente trabalho mira trazer uma discussão sobre a utilização de metodologias educacionais, as quais foram utilizadas durante um curso de planejamento de ensino, oferecidos para alunos do PIBID de física e química licenciatura no CAA – UFPE, os quais utilizaram mapas conceituais durante tutorias em estações de aprendizagem, e tem como objetivo investigar se as tutorias e mapas conceituais são ferramentas que estimulam a reflexão profunda dos alunos. Sendo assim, foi utilizado como ferramenta de coleta de dados os questionários em escala e abertos, tanto para os alunos como para os tutores. Desta forma, como base na análise das respostas obtidas tivemos a constatação que as metodologias aplicadas durante o curso de planejamento de ensino foram importantes para promover aprendizagem colaborativa; aprendizagem significativa; debates; argumentação e troca de experiências; pensamentos complexos e críticos e desenvolvimento de níveis de autorregulação da aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectTutoriaspt_BR
dc.subjectEstações de Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMediação do Conhecimentopt_BR
dc.titleMEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DOS MAPAS CONCEITUAIS: uma experiência em estação de aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6068660082636267pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxThe paper aims bring a discussion about the educational methodology utilization, which it was used at a teaching planing’s course, offer to PIBID students of physics and chemistry degree at CAA – UFPE, which was used conceptual maps at tutoring on learning station, and there is as goal to investigate if the tutoring and conceptual maps are a deep reflection encouragment tools. Therefore, it was used as data collect tool a questionnaire with scale and open answers to students and curator. Therefore, based on answers analyses we had been find that the used methodology on the teaching planning’s course was importante to promove collaborative learning; meaningful learning; pleanding; argumentation and experience exchange; deep think and crucial, and devenlopment of selfregulation learning levels. Keywords:pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ ROBSON PONTES BORBA FILHO.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons