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Título : O uso de tecnologia no sistema bancário brasileiro: uma análise do período de 2008 a 2018.
Autor : VASCONCELOS, Leonardo Bezerra de
Palabras clave : Bancos - Serviços ao cliente – Efeito da automação; Aplicativos móveis; Internet - Serviços ao cliente; Tecnologia da informação; Investimentos bancários
Fecha de publicación : 19-nov-2019
Citación : VASCONCELOS, Leonardo Bezerra de. O uso de tecnologia no sistema bancário brasileiro: uma análise do período de 2008 a 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O uso de tecnologia pelo sistema bancário é muito importante, por isso, os bancos investem bastante na mesma, para assim conseguir reduzir seus custos, aprimorar seu sistema online, simplificando a vida do usuário e aumentando sua satisfação. O objetivo desse trabalho é analisar a trajetória do uso de tecnologia no sistema bancário brasileiro de 2008 a 2018, após a crise imobiliária. A pesquisa será do tipo bibliográfica, com resultados quantitativos e qualitativos. Serão utilizados, principalmente, dados da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e do Banco Central do Brasil, usando-se uma amostra de dados com 19 bancos, que representam 91% dos ativos dos bancos no país. Os resultados mostram que o número de agências bancárias apresentou queda de 7,6% em 2018 comparado a 2016, enquanto 70 milhões de usuários utilizaram o mobile banking para realizar algum tipo de transação e 53 milhões usaram o internet banking em 2018. Em relação às transações bancárias, o mobile banking apresentou um crescimento de 279% em 2018 comparado a 2015, isso é justificado pelo fato do smartphone poder ser utilizado a qualquer momento sem a necessidade de ir a uma agência bancária, o que acaba tornando a agência em um espaço com papel mais consultivo. Em relação às transações bancárias, foi verificado que em 2018, 78% delas foram realizadas através do smartphone, computador ou tablet. Os investimentos bancários em 2018 foram no mesmo patamar do investimento do setor público brasileiro. Os dados mostram que o mobile banking é o meio preferencial na hora da utilização pelos clientes, pois os aplicativos tornam mais cômoda a utilização devido a opção de realizar diversas operações sem precisar ir para uma agência bancária ou caixa eletrônico. Os bancos continuam investindo em tecnologia para cada vez mais aprimorar o mobile banking e internet banking, para assim os consumidores realizarem suas operações sem precisar ir a uma agência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42647
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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