Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42664

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCEZ, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorMARTINS, Mateus Alves-
dc.date.accessioned2022-02-02T20:41:27Z-
dc.date.available2022-02-02T20:41:27Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.date.submitted2022-02-01-
dc.identifier.citationMARTINS, Mateus Alves. Panorama dos acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco: desenvolvimento de um sistema de informação. / Mateus Alves Martins. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42664-
dc.description.abstractDevido ao expressivo número de acidentes de trânsito, adicionado as suas consequências físicas, psicológicas e financeiras, destacando-se como um problema de caráter mundial, este trabalho realiza um levantamento dos dados referentes aos acidentes ocorridos nas rodovias federais de Pernambuco, entre os anos de 2007 a 2016, realizando uma análise descritiva e exploratória dos mesmos. Os resultados deste estudo estão divididos em três etapas. Na primeira etapa tiveram-se como resultados da análise descritiva informações sobre os perfis: (i) das ocorrências dos acidentes, (ii) das pessoas, (iii) dos veículos, (iv) dos condutores envolvidos e (v) dos acidentes graves. Na segunda etapa foi realizada a análise exploratória dos dados, sendo utilizada a análise de correspondência e cluster, desta análise gerou-se informações sobre as configurações: (i) do perfil dos envolvidos, (ii) do perfil dos condutores, (iii) dos veículos, (iv) da localização dos acidentes e (v) das configurações mais gerais dos acidentes. Para a terceira etapa, foi criado um protótipo de um sistema de informação, o qual contém informações geradas nas duas primeiras etapas sobre as causas dos acidentes, tipos de acidentes e estado físico. Os resultados são mostrados de acordo com o sexo, idade, veículo e trecho informados pelos usuários, tendo este sistema como objetivo: (i) auxiliar o poder público no processo de tomada de decisão e formação de políticas para a melhoria das rodovias, (ii) auxiliar os condutores conscientizando-os sobre a situação dos trechos de acordo com a causa, o tipo de acidente e estado físico. É esperado que este trabalho torne-se uma fonte de informação sobre a acidentalidade em Pernambuco e que possa ser utilizada tanto com inspiração para a criação de um sistema de informação relacionado ao tema, como também para a criação de ações preventivas e mitigatórias, sejam elas ações por parte do poder público ou da própria sociedade, medidas essas que atuem de forma a diminuir o risco de acidentes, seja nas consequências ou na probabilidade de ocorrência.pt_BR
dc.format.extent98p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Pernambucopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Investigação - Pernambucopt_BR
dc.subjectLevantamentos de trânsitopt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informação - Rodoviaspt_BR
dc.titlePanorama dos acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco: desenvolvimento de um sistema de informaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0299967254300299pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.description.abstractxDue to the significant number of traffic accidents, added to its physical, psychological and financial consequences, standing out as a world-wide problem, this work carries out a survey of the data concerning the accidents occurred in the federal highways of Pernambuco, between the years of 2007 to 2016, conducting a descriptive and exploratory analysis of the same. The results of this study are divided into three stages. In the first stage the results of the descriptive analysis included information on the profiles: (i) the occurrence of accidents, (ii) people, (iii) vehicles, (iv) drivers involved and (v) serious accidents. In the second stage, the exploratory analysis of the data was performed, using the correspondence and cluster analysis; from this analysis information was generated on the configurations: (i) the profile of the participants; (ii) the profile of the drivers; vehicles, (iv) the location of accidents, and (v) the more general configurations of accidents. For the third step, a prototype of an information system was created, which contains information generated in the first two stages on the causes of accidents, types of accidents and physical state. The results are shown according to the gender, age, vehicle and excerpt reported by the users, and this system aims to: (i) assist public power in the decision-making process and policy formation for highway improvement; (ii) to assist the drivers by making them aware of the situation of the stretches according to the cause, type of accident and physical condition. It is expected that this work will become a source of information about accidentality in Pernambuco and that can be used both with inspiration for the creation of an information system related to the theme, as well as for the creation of preventive and mitigating actions, be they actions by the public authority or by the company itself, which act in such a way as to reduce the risk of accidents, either in the consequences or in the probability of occurrence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6317-1606pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARTINS, Mateus Alves.pdf3,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons