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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42708
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARTINS, Laura Bezerra | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, André Luís da Costa Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-04T18:09:30Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04T18:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, André Luís da Costa Bezerra. Discussão sobre ações e dispositivos legais que se relacionam com a acessibilidade informacional e comunicacional em IES, com foco na pessoa cega e na pessoa surda. 2021. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42708 | - |
dc.description.abstract | Os campi universitários apresentam-se como estruturas morfologicamente complexas, haja vista que o trânsito de pessoas em seus ambientes e a diversidade de possibilidades oferecidas por meio de sua natureza diversa os faz assemelharem-se à uma pequena cidade. Desta forma, para garantir o direito universal à educação, estes locais devem proporcionar acessibilidade informacional adequada à livre circulação dos indivíduos por seus espaços com eficiência e segurança. É sabido que o processo de orientação espacial humano constitui-se a partir da combinação de fatores como: legibilidade ambiental, informações adicionais neles contidas e da capacidade individual dos sujeitos em interpretá-las por meio das suas percepções e cognições. Assim, este trabalho teve como objetivo, fazer uma revisão teórica acerca da evolução legal do processo de inclusão brasileiro e de conceitos sobre acessibilidade informacional para propor direcionamentos que possibilitem a elaboração de sistemas de informação acessíveis a pessoas cegas e surdas em ambientes universitários do Brasil. Para isso,foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, e do Google Acadêmico, e dos sites institucionais das dez melhores ranqueadas universidades do Brasil. A compilação destes conteúdos, possibilitou, portanto entregar como resultado deste trabalho um panorama de diretrizes para elaboração de uma sinalização adequada às necessidades de pessoas cegas e surdas. A presente pesquisa incursou em agendas legislacionais, orientações teóricas, além de uma gama de conceitos que fulguram uma linha social temporal, motivada a incluir sujeitos com deficiência no processo de acessibilidade informacional em ambientes de ensino superior no Brasil. Nesse sentido, este trabalho concluiu que a acessibilidade informacional é indispensável à garantia da educação como direito fundamental. Para tanto, faz-se necessário que os ambientes universitários forneçam elementos informativos e sensoriais capazes de serem interpretados por pessoas com deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Orientação espacial | pt_BR |
dc.subject | Sinalização inclusiva | pt_BR |
dc.title | Discussão sobre ações e dispositivos legais que se relacionam com a acessibilidade informacional e comunicacional em IES, com foco na pessoa cega e na pessoa surda | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9796213683016777 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0215243970688414 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Os campi universitários apresentam-se como estruturas morfologicamente complexas, haja vista que o trânsito de pessoas em seus ambientes e a diversidade de possibilidades oferecidas por meio de sua natureza diversa os faz assemelharem-se à uma pequena cidade. Desta forma, para garantir o direito universal à educação, estes locais devem proporcionar acessibilidade informacional adequada à livre circulação dos indivíduos por seus espaços com eficiência e segurança. É sabido que o processo de orientação espacial humano constitui-se a partir da combinação de fatores como: legibilidade ambiental, informações adicionais neles contidas e da capacidade individual dos sujeitos em interpretá-las por meio das suas percepções e cognições. Assim, este trabalho teve como objetivo, fazer uma revisão teórica acerca da evolução legal do processo de inclusão brasileiro e de conceitos sobre acessibilidade informacional para propor direcionamentos que possibilitem a elaboração de sistemas de informação acessíveis a pessoas cegas e surdas em ambientes universitários do Brasil. Para isso,foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, e do Google Acadêmico, e dos sites institucionais das dez melhores ranqueadas universidades do Brasil. A compilação destes conteúdos, possibilitou, portanto entregar como resultado deste trabalho um panorama de diretrizes para elaboração de uma sinalização adequada às necessidades de pessoas cegas e surdas. A presente pesquisa incursou em agendas legislacionais, orientações teóricas, além de uma gama de conceitos que fulguram uma linha social temporal, motivada a incluir sujeitos com deficiência no processo de acessibilidade informacional em ambientes de ensino superior no Brasil. Nesse sentido, este trabalho concluiu que a acessibilidade informacional é indispensável à garantia da educação como direito fundamental. Para tanto, faz-se necessário que os ambientes universitários forneçam elementos informativos e sensoriais capazes de serem interpretados por pessoas com deficiência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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