Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42710

Comparte esta pagina

Título : A utilização de atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de Química no contexto da pandemia da COVID-19
Autor : BATISTA, Nayalle Raíssa da Silva Alves
Palabras clave : Atividades lúdicas; Ensino remoto; Pandemia COVID-19
Fecha de publicación : 22-dic-2021
Citación : BATISTA, Nayalle Raíssa da Silva Alves. A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão do Curso de Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Esse trabalho teve início durante a crise pandêmica da COVID-19, na qual todas as áreas da sociedade precisaram se adaptar às exigências feitas pelo Ministério da Saúde em atendimento às orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Uma dessas medidas de segurança foi o isolamento social. Visando isto, o sistema educacional precisou reinventar as formas de ministração das aulas, que antes eram majoritariamente presenciais, passaram a ser realizadas em ambiente virtual. Logo, todos precisaram adaptar-se às mudanças decorrentes da pandemia. À vista disto, o presente trabalho buscou compreender como se deu a utilização de atividades lúdicas como uma metodologia auxiliar para as aulas remotas pelos professores de Química de uma Universidade Federal do estado de Pernambuco. Essa pesquisa foi do tipo descritiva, pois ela buscou observar, sistematizar e identificar, por meio de um questionário, como ocorreu a utilização de atividades lúdicas nas aulas durante esse período de ensino remoto. Além disso, a abordagem do estudo teve enfoque na análise qualitativa, visto que os dados foram obtidos e considerados por meio das preocupações da realidade estudada. Por sua vez, a análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, selecionando e investigando materiais coletados no campo de pesquisa de acordo com a necessidade do projeto. Após a coleta dos questionários, observamos que a responsabilidade e o tempo de trabalho aumentaram significativamente para esses profissionais. Notamos também a necessidade do aprimoramento em relação às ferramentas digitais usadas no ensino remoto, tendo em vista que recursos tais como Google Meet e Classroom não eram muito utilizados quando o ensino era presencial, o que dificultou a transição. Ainda assim, alguns docentes buscaram metodologias alternativas a fim de dinamizar suas aulas. O uso de atividades lúdicas se mostrou um recurso útil, tendo sido usado, sempre que possível, nas aulas remotas. Por fim, acreditamos ter alcançado nossos objetivos, dado que conseguimos compreender as dificuldades e o porquê da não utilização de jogos didáticos e atividades lúdicas online, assim como, dos benefícios propostos por essa metodologia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42710
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC.pdf859,53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons