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Título : Núcleo de acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco : o que aponta o contexto da prática sobre a inclusão de Estudantes com deficiência
Autor : BORBA, Dáfine Lemos da Costa
Palabras clave : Educação Superior; Política Educacional; Estudantes com deficiência; UFPE – Pós-graduação
Fecha de publicación : 10-sep-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BORBA, Dáfine Lemos da Costa. Núcleo de acessibilidade na Universidade Federal de Pernambuco: o que aponta o contexto da prática sobre a inclusão de Estudantes com deficiência. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Examino, neste trabalho, a trajetória do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) enquanto política institucional de inclusão com um olhar voltado para os estudantes com deficiência na instituição. Compreendendo a importância do Núcleo de Acessibilidade no processo de inclusão, delineamos questões que tendem a ser esclarecidos na investigação: Como o processo de criação e implementação do Núcleo de Acessibilidade ocorreu no âmbito da UFPE? Quais os efeitos desta política no contexto da prática na instituição? Para tanto, de forma específica buscamos: identificar os movimentos, nas esferas internacionais, nacionais e locais, que influenciaram a criação do Núcleo de Acessibilidade; analisar o contexto de produção do Núcleo de Acessibilidade a partir dos documentos legais e da documentação específica; analisar os efeitos no contexto da prática das ações implementadas pelo Núcleo Central e os Setoriais voltadas aos Estudantes com deficiência, nomeadamente os Ecd. Como abordagem teórico-metodológica, utilizaremos o Ciclo Contínuo de Políticas de Ball et al. (1992), pois, através dela é possível perceber a complexa trajetória das políticas permitindo verificar como uma determinada política foi construída, quais as influências que sofreu, como elas estão sendo implementadas na prática e os seus efeitos no campo em que está inserida. Com base nesta abordagem, a coleta de dados se deu por meio de um levantamento bibliográfico, da análise documental e da realização de entrevistas com aqueles que contribuíram em alguma etapa da trajetória do Núcleo de Acessibilidade e com os usuários das ações realizadas pelo NACE (Recife, Centro Acadêmico de Vitória e Centro Acadêmico do Agreste). Para a análise dos dados, utilizamos a análise crítica do discurso de Norman Fairclough (2001), como forma de perceber os discursos e contextos em que a política de inclusão foi criada e está sendo implementada na UFPE. Os achados mostram que o NACE surge como forma de atender a legislação vigente no país, bem como uma demanda de inclusão de Ecd na UFPE. Desde então, o Núcleo tem dialogado com todos os setores da universidade e tem construído ações em prol da inclusão das Pessoas com deficiência na instituição. Concluímos que os avanços no sentido da inclusão de Ecd na UFPE foram muitos após a criação do NACE, mas as barreiras atitudinais e comunicacionais continuam sendo os maiores desafios para os Ecd. Para que a UFPE se torne uma Universidade de qualidade para todos, é necessário que a comunidade acadêmica esteja sensibilizada com as questões que envolvem a inclusão e trabalhe em prol da acessibilidade dos Ecd na IES.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42712
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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