Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42746

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Guimarães-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Déborah Laysa de Lima-
dc.date.accessioned2022-02-08T12:33:25Z-
dc.date.available2022-02-08T12:33:25Z-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.date.submitted2022-02-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Déborah Laysa de Lima. Gestão ambiental e créditos de carbono: um estudo de caso na empresa Kitambar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42746-
dc.description.abstractSabe-se que a forma de atuação de algumas organizações, dos diversos ramos, influência de forma direta no meio ambiente, e isto vêm acontecendo principalmente depois da Revolução Industrial. Com esta revolução as empresas começaram a produção em massa e a influenciar o consumismo. Esta nova forma de produção e o consumo exacerbado geraram consequências para o meio ambiente o que despertou a preocupação de especialistas que começaram a estudar mais sobre o tema. Esta preocupação foi tomando dimensões maiores e atualmente as empresas buscam formas de amenizar os seus impactos, dentre estas existem os sistemas de gestão ambiental onde se pode implantar, por exemplo, um projeto de crédito de carbono que visa à diminuição de emissões pela empresa. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar como é realizada a gestão ambiental e a comercialização dos créditos de carbono na empresa Kitambar, pois sabe-se que apesar da importância do setor cerâmico na economia brasileira ele é apontado como um dos principais responsáveis pelo desmatamento do bioma caatinga, além do que, o projeto de carbono da Kitambar teve sua qualidade reconhecida pela FIFA. O estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, que teve como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e observações na empresa estudada. Os resultados da pesquisa apontam que a empresa Kitambar se preocupa com a gestão ambiental, comercializa os seus créditos de carbono e é reconhecida no seu ramo pelos vários prêmios que já recebeu.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectCréditos de carbonopt_BR
dc.subjectSustentabilidade e meio ambientept_BR
dc.titleGestão ambiental e créditos de carbono: um estudo de caso na empresa Kitambar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2911104078437018pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0254764141560838pt_BR
dc.description.abstractxIt is known that the form of action of some organizations, the various branches influence directly in the environment, and this has been going especially after the Industrial Revolution. With this revolution companies started mass production and consumerism influence. This new form of production and consumption generated exacerbated consequences for the environment which aroused the concern of experts who began to study more about the subject. This concern has been taking larger and now companies seek ways to mitigate its impacts, among these there are the environmental management systems where to deploy, for example, a carbon credit project aimed to decrease emissions by the company. Thus, this study aims to examine how environmental management and marketing of carbon credits in Kitambar company is held, as it is known that despite the importance of the ceramic industry in the Brazilian economy it is pointed out as a major contributor to the deforestation of savanna biome, in addition to the Kitambar carbon project has its quality recognized by FIFA. The study deals with an exploratory and descriptive, which had the semistructured interview data collection instrument and observations in the studied company. The survey results indicate that Kitambar company cares about environmental management, markets its carbon credits and is recognized in its field by the many awards it has received.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Débora Laysa de Lima.pdf1,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons