Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42936
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Sérgio de Lemos | - |
dc.contributor.author | PEDROSA, Alana Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-18T23:12:03Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18T23:12:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Alana Azevedo. A Tábua de Galton como ferramenta para ensino de fenômenos probabilísticos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42936 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de fenômenos aleatórios e probabilísticos fazendo uso da Tábua de Galton, tendo como foco principal a aplicação de experimentos como esse que são de fácil acesso e de baixo custo, para o ensino superior e médio. Através do uso de um protótipo da tábua, ficou evidenciado que alguns dos métodos estatísticos podem ser visualizados e, mediante os dados experimentais obtidos, ficou comprovado que a sua aplicabilidade pode ser realizada no ensino de disciplinas como a Física. Assim sendo, esta sistemática de levar a experimentação e a construção da mesma fica como parte importante na formação acadêmica na área de ciências e matemática, pois leva o aluno a investigar o fenômeno e ao final do experimento é possível analisar os resultados. Fica concluído que os resultados são coerentes com a teoria e que o protótipo da Tábua de Galton pode ser utilizado na sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas – Probabilidades | pt_BR |
dc.title | A Tábua de Galton como ferramenta para ensino de fenômenos probabilísticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4862318712886523 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1232044201237012 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work approachs a proposal for teaching random and probabilistic phenomena using the Galton Table, having as main focus the application of experiments like this that are easy to access and of low cost, for higher and secondary education. Through the use of a prototype of the board, it was evidenced that some of the statistical methods can be visualized and through the experimental data obtained it was proved that its applicability can be performed in the teaching of disciplines such as Physics. Therefore, this system of taking experimentation and building it remains as a significant part of academic training in the area of science and mathematics, as it leads the student to investigate the phenomenon and at the end of the experiment it is possible to analyze the results. It is concluded that the results are consistent with the theory and that the prototype of the Galton Table can be used in the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEDROSA, Alana Azevedo.pdf | 897,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons