Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42944

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Denise Clementino de-
dc.contributor.authorSILVA, Jéssica Pereira da-
dc.date.accessioned2022-02-21T13:46:30Z-
dc.date.available2022-02-21T13:46:30Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.date.submitted2022-02-21-
dc.identifier.citationSilva, Jéssica Pereira da. A gestão ordinária no Agreste Pernambucano das confecções: um olhar a partir do cotidiano das mulheres proprietárias de negócio em um centro de compras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42944-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende apresentar a gestão nos negócios ordinários, seu desenvolvimento, constituição e dinâmica atual, que ao se distanciar dos parâmetros gerencialistas nos permite observar, analisar e refletir sobre as novas formas de gestão presente em nosso cotidiano. Para esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, sendo realizadas 10 (dez) entrevistas semiestruturadas e do tipo indireta, com mulheres proprietárias de negócio num centro de compras do Agreste de Pernambuco, entre os meses de setembro e outubro de 2020. A pesquisa contou com um referencial teórico fundamentado nos diálogos de estudiosos como Carrieri, Perdigão e Aguiar (2014), para caracterizar a “gestão ordinária”, e estudiosas como Saffioti (1976), Scott (1992) e Hirata e Kergoat (2007), para tratar sobre a história das mulheres, suas contribuições para o desenvolvimento da sociedade e a abordagem de gênero. Os objetivos específicos da pesquisa discutem sobre a trajetória profissional das mulheres, o funcionamento da gestão nos espaços ordinários, enfatizando as estratégias e táticas usadas, e as dinâmicas de gênero dispostas nesse ambiente. Os resultados da pesquisa identificaram que as mulheres dirigem seus negócios com base em suas vivências, nos aprendizados e nas situações decorrentes das diversas faces das necessidades diárias. Assim, elas gerenciam seus negócios e desenvolvem sua subsistência tomando decisões e ressignificando suas perspectivas e saberes sobre os negócios ordinários.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdministração comercial – Mulherespt_BR
dc.subjectCentros comerciais – Administraçãopt_BR
dc.subjectMulheres de negóciopt_BR
dc.titleA gestão ordinária no Agreste Pernambucano das confecções: um olhar a partir do cotidiano das mulheres proprietárias de negócio em um centro de compras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3730642495177703pt_BR
dc.description.abstractxThe present work intends to present the management in ordinary business, its development, constitution and current dynamics, which, when distancing itself from the managerialist parameters, allows us to observe, analyze and reflect on the new forms of management present in our daily lives. For this study, a bibliographic research was carried out, of an exploratory and qualitative nature, with 10 (ten) semi-structured and indirect interviews being conducted with women who own business in a shopping center in the Agreste de Pernambuco, between the months of September and October 2020. The research relied on a theoretical framework based on the dialogues of scholars like Carrieri, Perdigão and Aguiar (2014), to characterize “ordinary management”, and scholars like Saffioti (1976), Scott (1992) and Hirata and Kergoat (2007), to address the history of women, their contributions to the development of society and the gender approach. The specific objectives of the research discuss about the professional trajectory of women, the functioning of management in ordinary spaces, emphasizing the strategies and tactics used, and the dynamics of gender disposed in this environment. The survey results identified that women run their businesses based on their experiences, learning and situations resulting from the different faces of daily needs. Thus, they manage their businesses and develop their livelihoods by making decisions and reframing their perspectives and knowledge about ordinary businesses.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jéssica Pereira da.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons