Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42954
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Elisabeth Cavalcante dos | - |
dc.contributor.author | MORAIS, Wilson Mike | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T19:12:49Z | - |
dc.date.available | 2022-02-21T19:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42954 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou compreender como se apresentam as relações de poder/saber e as práticas de resistência na gestão ordinária de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Caruaru-PE. Utilizamos o conceito de “gestão ordinária”, pois buscamos entender como a gestão da entidade realmente acontece, para além dos processos formalizados. Discutimos, ainda, o conceito de “cotidiano ordinário”, de Michel de Certeau, composto de histórias e operações heterogêneas, em que os sujeitos se utilizam de estratégias e táticas para sua produção e reprodução. Utilizamos a ideia de “poder relacional”, inspirado em Michel Foucault, para entender como, por meio das relações, o poder é permeado/expresso na estrutura social. Como metodologia para operacionalizar a pesquisa utilizamos observações participantes, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, ao acessar a organização pesquisada. Os achados foram tratados de forma interpretativista, por meio da tríade hermenêutica da análise narrativa apontada por Barbara Czarniawska. Alicerçados nessa discussão, os achados da pesquisa demonstraram que a entidade possui uma infinidade de práticas ordinárias, que são constituídas por meio dos praticantes que dela fazem parte. Acessamos onze práticas cotidianas que nos possibilitaram perceber que os sujeitos fazem uso de diversas estratégias e táticas certeaunianas, ao construírem suas “maneiras de fazer”. Portanto, ocupam lugares e espaços (CERTEAU, 1998), diferentes, pois o cotidiano é rico de possibilidades de subversão às normas impostas, pelo fato dos sujeitos, em determinados momentos, mesmo que momentâneos, estarem numa posição de produção e/ou consumo. Destacamos a prática da resistência, da educação popular, enquanto principal inspiração para a educação, além da “lógica de ação” (CERTEAU, 1985), de uma gestão participativa e descentralizada. Constatamos estratégias e táticas (CERTEAU, 1998), relacionadas ao ensino e à organização das aulas da Educação Infantil e das oficinas de arte educação, ao planejamento cotidiano dos/as profissionais, à prática de cozinhar e, consequentemente, a todo o cotidiano ordinário da organização estudada. Constatamos relações de poder/saber, principalmente, em relação aos saberes/fazeres práticos construídos ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais, presentes em todos/as os/as profissionais. Contudo, dois deles/as tiveram destaque por ocupar um lugar privilegiado na entidade. Finalmente, contribuímos teoricamente ao enxergar que as narrativas dos sujeitos ordinários e suas práticas cotidianas são importantes, ao pensar gestão, essencialmente, por analisarmos outras racionalidades possíveis e particularidades da realidade local de uma OSC do agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Associações sem fins lucrativos | pt_BR |
dc.subject | Organizações não-governamentais - Administração | pt_BR |
dc.subject | Poder (Ciências Sociais) | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.title | Poder e resistência na gestão ordinária de uma organização da sociedade civil (OSC) de Caruaru-PE : uma análise certeauniana | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6112804467357945 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908041021886939 | pt_BR |
dc.publisher.program | PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of the research is to understand how the power/knowledge relations and resistance practices happen in the ordinary management of a Civil Society Organization (CSO) in Caruaru-PE. We use the concept of “ordinary management”, because we seek to understand how the entity's management realy happens, beyond the formalized processes. We also discuss the concept of “ordinary everyday life”, by Michel de Certeau, composed of heterogeneous stories and operations, in which the subjects use strategies and tactics for their production and reproduction. We use the idea of “relational power”, inspired by Michel Foucault, to understand how, through relationships, power is permeated/expressed in the social structure. As a methodology to operationalize the research, we used participant observations, documentary research and semi-structured interviews, when accessing the researched organization. The findings were treated in an interpretivist way, through the hermeneutic triad of narrative analysis, pointed out by Barbara Czarniawska. Based on this discussion, the research findings showed that the entity has an infinity of ordinary practices, which are constituted by the practitioners who are part of the organization. We accessed eleven everyday practices that enabled us to perceive that the subjects make use of various Certeaunian strategies and tactics, when are constituting their “ways of doing”. Therefore, they occupy different places and spaces (CERTEAU, 1998), different because everyday life is rich in possibilities of subversion of imposed norms, due to the fact that individuals, at certain moments, even if momentary, are in a position of production and/or consumption. We highlight the practice of resistance, of popular education, as the main inspiration for education, in addition to the “logic of action” (CERTEAU, 1985), of participatory and decentralized management. We found strategies and tactics (CERTEAU, 1998), related to the teaching and organization of chil education classes and art education workshops, to the everyday planning of professionals, to the practice of cooking and, consequently, to the all ordinary everyday life of organization studied. We found relations of power/knowledge, mainly, in relation of the practical knowledge/doings built along their personal and professional trajectories, present in all professionals. However, two of them stood out for occupying a privileged place in the entity. Finally, we theoretically contribute by seeing that the narratives of ordinary subjects and their everyday practices are important, when thinking about management, essentially, for analyzing other possible rationalities and particularities of the local reality of a CSO in the Agreste of Pernambuco. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wilson Mike Morais.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons