Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42955

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vanessa Dias de-
dc.date.accessioned2022-02-21T19:19:02Z-
dc.date.available2022-02-21T19:19:02Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-02-21-
dc.identifier.citationABEFIN. Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Disponível em: https://abefin.org.br/educacao-financeira-escolas/. Acesso em: 10 de nov. 2021. AMADEU, R. J., A Educação Financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: Proposta da inserção da disciplina na matriz curricular. 2009, São Paulo. Acesso em: 11 de novembro de 2021. Anand, B., Reverse Globalization by Internationalization of SME’s: Opportunities and Challenges Ahead, 2015, Procedia - Social and Behavioral Sciences 195 (2015) 1003 – 1011. Doi: 10.1016/j.sbspro.2015.06.359. ANDERLONI, L., & VANDONE, D. Risk of Overindebtedness and behavioral factors. [Working Paper Nº 25]. Social Science Research Network, Santa Monica, CA, 2010. Doi: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1653513. ASSEL K., IZEKENOVA, K. A., TEMIRBEKOVA, Z., Innovation in the Higher Economy and Finance Education: Developing a New Course of ‘Social Security and Pension Provision’, 2014, Procedia - Social and Behavioral Sciences 122. DOI:10.1016/j.sbspro.2014.01.1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42955-
dc.description.abstractObjetivou-se por meio deste trabalho realizar uma revisão bibliométrica da literatura sobre letramento financeiro e inovação inclusiva. Além de apontar as metodologias aplicadas em artigos científicos publicados nas plataformas Web of Science (WOS) e Scopus que tenham adotado simultaneamente as temáticas letramento financeiro e inovação inclusiva. A amostra correspondeu a 222 artigos pautados sobre o tema, no espaço temporal de 2003 a 2021. Para análise dos dados foi realizada uma abordagem exploratória, análise quantitativa e qualitativa, além da análise bibliométrica, categorização, as principais temáticas identificadas, e os principais resultados obtidos no corpus. Dentre dos resultados obtidos, identificou-se que a partir do ano de 2014 houve um aumento significativo de publicações discorridas sobre o tema. Por meio da categorização dos artigos nota-se que os principais tipos de pesquisas adotadas foram à descritiva, que em sua maioria coletaram os dados por meio de questionários, ou estudos de caso, analisando a experiência de natureza prática da aplicação dos conceitos. Ainda foi possível observar que os conceitos de Inovação Inclusiva e Inovação Social apresentam muitas características em comum, o que os aproxima e, por conseguinte, pode apresentar ambiguidades em sua interpretação e posterior utilização. Os resultados também demonstram o diferenciado desempenho do uso da inovação em diversas áreas através do letramento financeiro, como: redução da pobreza, inclusão dos pobres no processo de inovação, melhoria no ensino, redução de analfabetismo financeiro, redução de desigualdade. Com os achados, tais questões nos fazem perceber que tanto a Inovação Inclusiva quanto o Letramento Financeiro, têm potencial de serem apontados como fatores que constituem parte do processo de desenvolvimento da sociedade como um todo, bem como da busca por melhores soluções para os problemas sociais, financeiros, e bem-estar coletivo.pt_BR
dc.format.extent59pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento Financeiro, Inovação Inclusiva, Inclusão Inovativa.pt_BR
dc.titleLetramento Financeiro e Inovação Inclusiva: um levantamento a respeito dos pilares metodológicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGALVÃO, Kécia da Silveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4709232382450735pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work was to conduct a bibliometric review of the literature on financial literacy and inclusive innovation. In addition to pointing out the methodologies applied in scientific articles published on the Web of Science (WOS) and Scopus platforms that have simultaneously adopted the themes of financial literacy and inclusive innovation. The sample corresponded to 222 articles based on the theme, in the temporal space from 2003 to 2021. For data analysis, an exploratory approach, quantitative and qualitative analysis was performed, in addition to bibliometric analysis, categorization, the main themes identified, and the main results obtained in the corpus. Among the results obtained, it was identified that from 2014 on, there was a significant increase in publications on the subject. Through the categorization of the articles, it is noted that the main types of research adopted were descriptive, which mostly collected the data through questionnaires, or case studies, analyzing the practical experience of the application of the concepts. use. It was also possible to observe that the concepts of Inclusive Innovation and Social Innovation have many characteristics in common, which brings them closer and, consequently, may present ambiguities in their interpretation and subsequent use. The results also demonstrate the differentiated performance of the use of innovation in several areas through financial literacy, such as: poverty reduction, inclusion of the poor in the innovation process, improvement in education, reduction of financial illiteracy, reduction of inequality. With the findings, these issues make us realize that both Inclusive Innovation and Financial Literacy, have the potential to be pointed out as factors that are part of the development process of society as a whole, as well as the search for better solutions to social, financial, and collective well-being problems.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4397465978991698pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VANESSA DIAS.pdf763,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons