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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42958
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Título : | Poluição do rio Una: uma temática para trabalhar a educação ambiental, a partir de uma abordagem CTSA, com alunos do ensino médio da cidade de Cachoeirinha/PE. |
Autor : | MELO, Rosane Agostinha de |
Palabras clave : | Educação ambiental; Ciência; Tecnologia; Una, Rio (PE) |
Fecha de publicación : | 14-dic-2018 |
Citación : | MELO, Rosane Agostinha de. Poluição do rio Una: uma temática para trabalhar a educação ambiental, a partir de uma abordagem CTSA, com alunos do ensino médio da cidade de Cachoeirinha/PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | A Educação Ambiental (EA) passou a ser mais discutida na sociedade devido ao foco voltado para problemas ambientais ocasionados pelo homem. Este trabalho trata de uma abordagem de Educação Ambiental na escola, utilizando o conteúdo Ciclos Biogeoquímicos, com uma abordagem CTSA, para tratar a cerca da poluição do Rio Una, na cidade de Cachoeirinha/PE. A pesquisa surgiu a partir da poluição atual no Rio Una em Cachoeirinha/PE, gerado por lixo e esgoto doméstico, tendo por objetivo proporcionar conhecimentos essenciais para a compreensão da gravidade da poluição para o meio ambiente. A pesquisa teve cunho qualitativo, tendo como metodologia a utilização de pré e pós-questionário para análise da concepção dos estudantes, aula contextualizada dialogada para explanação do conhecimento científico sobre a Educação Ambiental, os ciclos biogeoquímicos, assim como a poluição do Rio Una em Cachoeirinha/PE. Após a intervenção da pesquisadora foram organizados grupos de alunos para a realização de pesquisas, em que apresentaram estratégias de divulgação do conhecimento adquirido, no intuito de minimizar a poluição no Rio Una em Cachoeirinha/PE. Dentre as estratégias foram selecionados a produção de cartazes informativos para exposição na escola e postagem nas redes sociais. Com base nos resultados da pesquisa, analisados a partir do referencial teórico, demonstrou-se a possibilidade de instigar os educandos a promoverem ações de combate a poluição na cidade de Cachoeirinha/PE, a partir da compreensão dos ciclos biogeoquímicos, utilizando a abordagem CTSA. Do ponto de vista teórico, a abordagem CTSA é recomendada, para que os conteúdos escolares tenham sentido para os estudantes, permitindo que seja possível aos educandos exercerem a cidadania através da atuação social. Desta forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para a disseminação da informação, no intuito de promover uma sensibilização dos estudantes, comunidade escolar, e consequentemente da população, a partir do material divulgado |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42958 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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