Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42988

Compartilhe esta página

Título: Uma análise da reestruturação do setor automobilístico brasileiro entre o período de 1956 a 2010.
Autor(es): MEDEIROS FILHO, Miguel LIma
Palavras-chave: Indústria automobilística - Brasil; Desenvolvimento econômico; Produto interno bruto; Incentivos na indústria - Política governamental
Data do documento: 16-Out-2020
Citação: MEDEIROS FILHO, Miguel Lima. Uma análise da reestruturação do setor automobilístico brasileiro entre o período de 1956 a 2010. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O presente estudo busca analisar a reestruturação ocorrida no setor automobilístico brasileiro desde o Plano de Metas até o ano de 2010, com impactos na economia interna. É importante ressaltar que as mudanças estruturais que ocorreram no setor, fez com que as montadoras investissem mais em P&D para fazer frente a concorrência ocorrida principalmente a partir dos anos de 1990 com a abertura da economia via processo de privatizações. Movimento que resultou em uma maior inserção do país no mercado mundial, explicada pela entrada de novos competidores no mercado. Nesse sentido, é importante pontuar importantes tomadas de decisões centrando no desenvolvimento do setor ao longo do período analisado, principalmente no que se refere aos diversos acordos assinados com a intenção de dar continuidade ao crescimento econômico brasileiro, mesmo diante de várias turbulências econômicas e políticas que o país atravessou. Para isso, a metodologia utilizada ao longo deste trabalho se concentrou em uma pesquisa bibliográfica focada no tema central – setor automobilístico -, bem como no período temporal proposto. Diante disso, é relevante ressaltar que os incentivos fornecidos pelo Estado foram primordiais para inserir o setor na dinâmica mundial. Nesse sentido é fato que os de resultados positivos como os incentivos tecnológicos acabaram por acarretar saldos positivos da balança comercial e consequentemente, um maior investimento para uma indústria mais competitiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42988
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS FILHO, Miguel Lima.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons