Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43010

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorMORAIS, Wagner José de-
dc.date.accessioned2022-02-24T16:07:59Z-
dc.date.available2022-02-24T16:07:59Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.date.submitted2022-02-24-
dc.identifier.citationMORAIS, Wagner José de. O livro didático e a astronomia: uma análise sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43010-
dc.description.abstractO Ensino de Astronomia está contido nos Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN+) de Física como um dos temas estruturadores. Também está presente nos diversos materiais didáticos, sendo o mais utilizado, o livro que é o instrumento de pesquisa deste trabalho. Em diversas ocasiões, o livro didático é o único material que o professor dispõe para planejar e aplicar suas aulas. Diante disso, surge como objetivo a necessidade de verificar – quanto ao Ensino de Astronomia - se o livro cumpre com as determinações impostas pelos PCN+ e suas implicações para o ensino. Foi escolhida uma das coleções de livros didáticos mais utilizada pelas escolas da rede estadual de ensino do município de Caruaru-PE para o triênio de 2018/2019/2020. Para uma análise qualitativa, buscou-se pontuar os conteúdos de Astronomia encontrados nos textos principais, textos de apoio e exercício propostos em cada volume da coleção. Além da perspectiva dos PCN+, a presente monografia tem como referencial teórico uma explanação geral sobre as Funções Psicológicas Superiores, desenvolvidas principalmente por Lev Vygostsky que se relacionam com os conteúdos de Astronomia que estão presentes na coleção e contribuem para aprofundar a análise. A pesquisa mostrou que a grande maioria dos conteúdos de Astronomia inseridos na coleção, estão ali, de fato, para cumprir as exigências dos PCN+ e pouco tem preocupação quanto ao Ensino de Astronomia. Muitos conteúdos servem apenas para exemplificar conceitos de Física, ou seja, não tem a Astronomia como foco da aprendizagem. Mesmo sendo analisada apenas uma coleção, o padrão apresentado nesta pesquisa, se repete em diversas outras que também fazem análises em livros didáticos. Vale salientar que este trabalho não é uma crítica aos autores ou à editora da obra, mas sim, a forma como o Ensino de Astronomia é tratado no Brasil.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAstronomia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – Brasil – Currículospt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.titleO livro didático e a astronomia: uma análise sob a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4366161621313601pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Astronomy is contained in the National Curriculum Parameters (PCN +) of Physics as one of the structuring themes. It is also present in the various teaching materials, the most used being the book, which is the research instrument of this work. On several occasions, the textbook is the only material that the teacher has to plan and apply his classes. Given this, the objective arises the need to verify - regarding Astronomy Teaching - if the book complies with the determinations imposed by the PCN + and its implications for teaching. One of the most used textbook collections by schools in the state school system in the municipality of Caruaru-PE was chosen for the three-year period of 2018/2019/2020. For a qualitative analysis, we sought to score the Astronomy contents found in the main texts, supporting and exercise texts proposed in each volume of the collection. In addition to the PCN + perspective, the present monograph has as a theoretical reference a general explanation of the Superior Psychological Functions, developed mainly by Lev Vygostsky that are related to the Astronomy contents that are present in the collection and contribute to deepen the analysis. The research showed that the vast majority of the Astronomy contents included in the collection are there, in fact, to meet the requirements of the PCN + and have little concern about the Teaching of Astronomy. Many contents serve only to exemplify concepts of Physics, that is, Astronomy is not the focus of learning. Even though only one collection is analyzed, the pattern presented in this research is repeated in several others that also do analysis in textbooks. It is worth noting that this work is not a criticism of the authors or the publisher of the work, but rather the way in which Astronomy Teaching is treated in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6203-2073pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAIS, Wagner José de.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons