Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43028

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONTES, Breno Augusto de Souto Maior-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Rafael Soares-
dc.date.accessioned2022-02-25T19:52:45Z-
dc.date.available2022-02-25T19:52:45Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rafael Soares. Metroshopping: uma etnografia sobre os ambulantes do metrô do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43028-
dc.description.abstractA cada dia o comércio informal cresce exponencialmente no Brasil. Este cenário configura-se como não-opcional para uma grande parcela da população mais pobre do país, também como uma saída de emergência a centenas de pessoas desempregadas ou em desalento. Recentemente, os complexos metroviários se tornaram um espaço frutífero para a atividade ambulante. Desde quiosques montados próximos das plataformas, até vendedores ambulantes que percorrem a extensão do transporte e das plataformas vendendo suas mercadorias. São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Recife retratam os diferentes tipos de comércio dentro das estações de metrô. Tendo em vista este cenário, o objetivo dessa pesquisa foi observar, descrever, analisar e interpretar os arranjos da estrutura social construída pelos ambulantes que atuam no sistema metroviário do Recife. Estudamos os sentidos das ações do ambulante na estrutura, procuramos ressaltar as atuações, as performances e suas estratégias nas ações econômicas destes atores em seu campo de atuação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectTrabalho informalpt_BR
dc.subjectVendedores ambulantespt_BR
dc.subjectMetrô – Recife (PE)pt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.titleMetroshopping : uma etnografia sobre os ambulantes do metrô do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1992826249099358pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908250087435573pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxEvery day, informal trade grows exponentially in Brazil. This niche is configured as non-optional for a large portion of the country's poorest population, as well as an emergency exit for hundreds of unemployed or depressed people. Recently, subway complexes have become a fruitful space for itinerant activity. From kiosks set up near the platforms, to street vendors that travel the length of the transport and platforms selling their goods. São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires and Recife portray the different types of commerce within the subway stations. In view of this scenario, the objective of this research was to observe, describe, analyze and interpret the arrangements of the social structure built by street vendors who work in the Recife subway system. We study the meanings of the street vendor's actions in the structure, we seek to highlight the actions, performances and their strategies in the economic actions of these actors in their field of action.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafael Soares Ribeiro.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons