Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43046

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorSILVA, João Victor Soares da-
dc.date.accessioned2022-02-28T11:36:33Z-
dc.date.available2022-02-28T11:36:33Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, João Victor Soares da. Trabalho: a linguagem da internet em um programa de TV: estudo comparativo entre o Omeleteve e o Zero1 e seus usos do merchandising. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43046-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca identificar os elementos que compõem as narrativas do canal Omeleteve, no YouTube e o programa Zero1, da Rede Globo, analisando linguagem e formas de merchandising transferidos dos conteúdos na internet para conteúdos na TV, tendo em vista a expansão da comunidade geek de público nichado a massivo. A partir dos aspectos mencionados, busca indicar potenciais pautas e formatos para a comunicação, considerando a cultura geek e seus códigos. Para isso, utiliza a metodologia qualitativa e as técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet e análise de conteúdo. Articula conceitos como tribos (GODIN, 2013), cultura da participação (SHIRKY, 2011), TV Social (FECHINE, 2003), publicidade híbrida (COVALESKI, 2010), cultura da convergência (JENKINS, 2006), e merchandising (SANTA HELENA; PINHEIRO, 2013). A partir das transformações nas linguagens e formatos da comunicação, identificamos uma dificuldade de assimilação da linguagem da internet em programas de tv como o Zero1, além da opção pela utilização do merchandising clássico e um certo distanciamento do público.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelevisão - Linguagempt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectAnúncios pela Internetpt_BR
dc.subjectNerds (Entusiastas de computador)pt_BR
dc.titleTrabalho: a linguagem da internet em um programa de TV: estudo comparativo entre o Omeleteve e o Zero1 e seus usos do merchandising.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7335108993803478pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.description.abstractxThis academic research seeks to identify the elements that composes the narrative and brand building of the YouTube channel “Omeleteve” and TV show Zero1, analyzing the language and the forms of merchandising transferred to the internet by TV content in view of the expansion from the geek community from niche to massive audiences. Based on that aspects mentioned, it seeks to indicate possible guidelines and communication formats, considering the geek culture and its codes. For that, it uses qualitative methodology and techniques of bibliographic research, internet research and content analysis. It articulates concepts such as tribes (GODIN, 2013), participatory culture (SHIRKY, 2011), social TV (FECHINE, 2003), hybrid advertising (COVALESKI, 2010), convergence culture (JENKINS, 2006) and merchandising (SANTA HELENA; PINHEIRO, 2013). Based on the transformation of languages and communication formats, we identified a difficulty in assimilating the language of the Internet into TV programs such as Zero1, in addition to the option of using classic merchandising and a certain distance from the public.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, João Victor Soares da.pdf1,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons