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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43069

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAGNANI, Fábio Santana .-
dc.contributor.authorARAÚJO, Fernando Wesley Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2022-02-28T17:03:01Z-
dc.date.available2022-02-28T17:03:01Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationARAÚJO, Fernando Wesley Cavalcanti de. Construção de ciclos de condução veiculares adaptados às várias condições de tráfego de uma via a partir de monitoramento por vídeo. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43069-
dc.description.abstractO comportamento representativo dos veículos nas vias urbanas é relevante para que pesquisadores, fabricantes e governos definam aspectos técnicos que influenciam o desempenho, o consumo e as emissões dos veículos. O presente trabalho tem como objetivo contribuir na compreensão desse comportamento representativo, considerando que uma via pode ser avaliada tanto do ponto de vista macroscópico quanto microscópico. Além disso, avalia-se quantas condições diferentes de tráfego pode haver em uma via ininterrupta, criando ciclos de condução específicos para cada condição através de simulação. Na avaliação macroscópica, foram observados vídeos da Via Mangue, uma via expressa em Recife, aferindo-se fluxo e densidade da via por 276 minutos. Foi obtido um diagrama fundamental com capacidade de 1547 carros h-1 faixa-1 e densidade crítica de 28 carros km-1 faixa-1. Para avaliar de forma microscópica, um modelo de tráfego car-following de distância segura (Modelo Gipps-Santos) foi calibrado através do ajuste de oito parâmetros de entrada, obtendo um erro de 2% em relação ao fluxo e de 7,5% em relação à demanda energética veicular (DEV). A partir do diagrama fundamental e do modelo microscópico, verificou-se que essa via pode ser classicamente caracterizada por três condições distintas (tráfego livre, intermediário e congestionado) com erro médio de 5,0% em relação aos parâmetros característicos. Os três ciclos de condução foram construídos através do método da Cadeia de Markov e Monte Carlo, com densidade média de 15,6/54,9/92,3 carros km-1 faixa-1, desvios médios de 3,5/3,9/3,5% em relação aos parâmetros característicos, e 0,29/0,36/0,35 MJ/km de demanda energética. Os ciclos de condução construídos foram comparados com outros ciclos ao redor do mundo em termos dos parâmetros cinemáticos e demanda de energia. Também foi calculado que utilizar apenas um ciclo para representar todas as condições da via pode resultar em um erro de até 35%.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectCiclos de conduçãopt_BR
dc.subjectDiagrama fundamentalpt_BR
dc.subjectModelo microscópicopt_BR
dc.titleConstrução de ciclos de condução veiculares adaptados às várias condições de tráfego de uma via a partir de monitoramento por vídeopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2589142536667633pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447483870045635pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxThe representative behavior of vehicles in urban roads is relevant for researchers, manufacturers, and government to define technical aspects that influence the vehicle’s performance, fuel consumption, and emissions. This study aims to contribute in the comprehension of the representative behavior, considering that a track may be evaluated from a macroscopic and microscopic point of view. In addition, it is evaluated how many traffic conditions an uninterrupted track can present, developing a specific driving cycle for each condition through simulation. In the macroscopic evaluation, video footage from Via Mangue, an express road in Recife, measured vehicle flow and density for 276 minutes. It was obtained a fundamental diagram with vehicle capacity = 1547 cars h-1 lane-1 and critical density = 28 cars km-1 lane-1. To evaluate the track in a microscopic approach, a car-following safe distance traffic model (Model Gipps-Santos) was calibrated from the adjust of eight input parameters, yielding an error of 2% regarding the flow and 7,5% regarding the vehicular energy demand. From the fundamental diagram and microscopic model, it was verified that the track can be characterized in three distinct conditions (free flow, intermediate flow and congested flow) within the average error of 5,0% regarding the characteristic parameters. The three driving cycles were developed through the Markov Chain-Monte Carlo method, with average density 15.6/54.9/92.3 cars km-1 lane-1, average deviation of 3.5%/3.9%/3.5% with regard to characteristic parameters and 0.29/0.36/0.35 MJ km-1 of vehicular energy demand. The three developed driving cycles were compared to other local driving cycles around the world in terms of its kinematic parameters and energy demand. It was also found that employing just one driving cycle to represent every track condition could provide up to 35% of error.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

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