Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43083

Compartilhe esta página

Título: Distribuição do emprego na indústria de alimentos e bebidas das microrregiões do estado de Pernambuco: uma análise dos indicadores de concentração e especialização produtiva para os anos de 2010, 2014 e 2019.
Autor(es): SILVA, Rafael Jair da
Palavras-chave: Distribuição do emprego; Quociente locacional; Localização Gini; Indústrias transformadoras; Índice de concentração bruta.
Data do documento: 29-Dez-2021
Citação: SILVA, Rafael Jair da. Distribuição do emprego na indústria de alimentos e bebidas das microrregiões do estado de Pernambuco: uma análise dos indicadores de concentração e especialização produtiva para os anos de 2010, 2014 e 2019. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O estudo tem como objetivo analisar a distribuição do emprego formal na indústria de processamento de alimentos e bebidas nas microrregiões do estado de Pernambuco. O trabalho utiliza o instrumental da economia regional, a fim de avaliar a dinâmica dessa indústria nas microrregiões de Pernambuco, nos anos de 2010, 2014 e 2019, fazendo uso da análise dos indicadores de concentração e especialização: Quociente locacional ( QL), Gini Locacional, e o índice de concentração bruta por meio de dados secundários do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados obtidos apontam para algumas particularidades quanto à distribuição do emprego formal na indústria de alimentos e bebidas, por se tratar de uma indústria pouco concentrada. Algumas microrregiões apresentaram alta QL no primeiro ano analisado, mas ao longo dos três anos a QL indica uma distribuição do emprego. Como o Quociente Locacional (QL) é um indicador de localização, observamos que o setor analisado não é um setor que concentra seus vínculos ativos em microrregiões específicas, esse indicador mostra uma tendência de distribuição do emprego nas microrregiões analisadas. O Gini locacional, se observado isoladamente, indica um baixo grau de concentração, e com tendência de queda nos anos observados. Assim como o índice de concentração bruta que apresentou um baixo grau de concentração com a mesma tendência de queda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43083
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivo final TCC Rafael jair da silva (CORRIGIDO).pdfEsse arquivo contém as devidas correções exigidas no e-mail. Se houver algo a ser feito estarei a disposição para resolver.1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons