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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Sheila Borges de-
dc.contributor.authorSILVA, Thalícia Andressa Sousa-
dc.date.accessioned2022-03-07T12:52:32Z-
dc.date.available2022-03-07T12:52:32Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-03-02-
dc.identifier.citation“Para entender um fenômeno é necessário observar não apenas suas partes, mas suas partes em interação.” (RECUERO, 2014, p. 17).pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43201-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo que investigou como a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), utilizou o Instagram pessoal como plataforma de campanha para se reeleger em 2020. Dessa forma, a pesquisa analisa as estratégias de comunicação da campanha digital no Instagram da candidata à reeleição entre 27 de setembro e 12 de novembro de 2020, concluída no primeiro turno. Esta foi uma campanha histórica em função da pandemia da covid-19. Na eleição daquele ano, a crise sanitária mundial provocou, entre outras mudanças, a intensificação do uso das redes sociais digitais como forma de interação. Diante desse contexto, a campanha em questão precisou ser majoritariamente remota, assim como o desenvolvimento desta pesquisa. Nesse sentido, a equipe de Lyra teve como principais estratégias evidenciar as maiores ações da sua 1ª gestão, ressaltar as promessas em caso de reeleição e destacar seus apoios eleitorais. Tudo isso exigiu uma seleção dos valores e bandeiras que seriam defendidos no Instagram para construir a imagem da política para o público. Isso foi especialmente demonstrado com a priorização de respostas às interações positivas nos comentários, efetuados pela audiência já fidelizada. Nesses casos, era possível criar conexões fortes ou fracas com os internautas, o que era percebido com o nível de tempo e a intensidade emocional depositada nas interações, que partiam da própria prefeita e de sua equipe. Para analisar esses fenômenos, tivemos o suporte teórico e metodológico de Recuero (2017 e 2019), Bourdieu (2003), Faustino (2019), Bastos e Zago (2018), Bastos, Raimundo e Travitizki (2012), Moura e Coberline (2019), Tourquato (2018), Tomazeli (1988), Teixeira (2006), Cícero (2020), Martino (2014), Kotlen e Setiawan (2017), Santos, Freitas, Aldé, Santos e Cunha (2019), Coleman (2005) e Bardin (2008). As análises quantitativa e qualitativa foram feitas com base na pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e mapeamento das métricas e linguagens da própria plataforma.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectCampanha política Caruarupt_BR
dc.subjectEleições 2020pt_BR
dc.titleA campanha eleitoral em tempos de pandemia da covid-19: as estratégias de comunicação de Raquel Lyra no Instagram.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759184U0&tokenCaptchar=03AGdBq27vRai7mYZHvYJWB5kqS7fZcZqXbSE7SUimxQMZmCf9FQZKuNZhFfwBjjRmq57URr18rbmCOxCGaOiOiP0pXEnC28BTesvSM9PT7gPZchR1IOpfSWNMydaarMImuwcHVFzXtY1YdzkTdHLlyXGIb11WJgjhLnuqkn8nZeizkDAJTG3uCWaCFK-L_i6v61cA2fVoFwAVC37DF4Ww0wqftJgMBQHxri3XBwjMmy2U7Q4x7WyItehZtZHYd3qlcO1QFzmoSLY65UO0nqN14HzSajD1A65b_oR4Elpo_-dvh5mtuf_OiyPCYdHIK0XnuOaaJ9XwR6DUwyXsNNL-OB_lX0evTE0ETW_sEjxUxEvcH84Vktzp1AU0d511-SrnYykM6mhPDImhFF3wOIfbc7ZRgCXTlU73wEQaNyLvvdRcpJrCE8zlcij1_IB2wsPxqnXgbIEyCwpRydw40p5eAjEo8G9T1jYboApt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a study that investigated how the mayor of Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), used personal Instagram as a campaign platform to get re-elected in 2020. In this way, the research analyzes the communication strategies of the candidate's Instagram digital campaign to re-election between September 27 and November 12, 2020, concluded in the first round. This was a historic campaign in light of the covid-19 pandemic. In that year's election, the global health crisis caused, among other changes, the intensification of the use of digital social networks as a form of interaction. In this context, the campaign in question had to be mostly remote, as well as the development of this research. In this sense, Lyra's team had as main strategies to highlight the greatest actions of its 1st term, highlight the promises in case of reelection and highlight its electoral support. All of this required a selection of values and banners that would be defended on Instagram to build the image of politics to the public. This was especially demonstrated with the prioritization of responses to positive interactions in the comments, made by the already loyal audience. In these cases, it was possible to create or not strong connections with internet users, which was perceived with the level of time and emotional intensity deposited in the interactions, which came from the perfect woman and her team. To analyze these phenomena, we had the methodological theoretical support of Recuero (2017 and 2019), Bourdieu (2003), Faustino (2019), Bastos and Zago (2018), Bastos, Raimundo and Travitizki (2012), Moura and Coberline (2019), Tourquato (2018), Tomazeli (1988), Teixeira (2006), Cícero (2020), Martino (2014), Kotlen and Setiawan (2017), Santos, Freitas, Aldé, Santos and Cunha (2019), Coleman (2005) and Bardin (2008). Quantitative and qualitative analyzes were performed based on bibliographic research, content analysis and mapping of metrics and languages of the platform itself.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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