Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43215
Compartilhe esta página
Título: | Análise da história e filosofia da ciência presente nos capítulos de relatividade dos livros didáticos de física para o ensino médio. |
Autor(es): | ARAÚJO, Álisson Dênis Torres |
Palavras-chave: | Física (Ensino médio); Livros didáticos; Ciência – História; Ciência – Filosofia; Relatividade (Física) |
Data do documento: | 9-Set-2021 |
Citação: | ARAÚJO, Álisson Dênis Torres. Análise da história e filosofia da ciência presente nos capítulos de relatividade dos livros didáticos de física para o ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Este trabalho busca analisar o conteúdo de História e Filosofia da Ciência (HFC) presentes nos capítulos de relatividade dos livros didáticos usados no ensino médio selecionados pela a edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático , buscando verificar se o conteúdo vai de encontro com os propostos pelas competências e habilidades propostas pelo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Para podermos fazer uma análise com mais propriedades nos apropriamos de pesquisas que apontam os benefícios e as dificuldade de aplicação de um ensino mais contextualizado na formação dos estudantes, dando a oportunidade que eles possam visualizar e desmistificar a história da física e a natureza da ciência, também foram definidas dimensões de análise baseada na literatura pesquisada para nortear a coleta e análise dos dados, por fim trouxemos os resultados descrevendo como os autores abordam o conteúdo de relatividade e destacando a forma de apresentação dos elementos históricos-filosóficos da ciência presentes ao decorrer do texto, conseguimos observar que a maioria dos capítulos de relatividade dos livros apresentam elementos de HFC, a diferença entre eles são em relação à qualidade do conteúdo e se estão de acordo com as diretrizes de ensino de ciência em geral. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43215 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAÚJO, Álisson Dênis Torres.pdf | 367,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons