Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43215

Compartilhe esta página

Título: Análise da história e filosofia da ciência presente nos capítulos de relatividade dos livros didáticos de física para o ensino médio.
Autor(es): ARAÚJO, Álisson Dênis Torres
Palavras-chave: Física (Ensino médio); Livros didáticos; Ciência – História; Ciência – Filosofia; Relatividade (Física)
Data do documento: 9-Set-2021
Citação: ARAÚJO, Álisson Dênis Torres. Análise da história e filosofia da ciência presente nos capítulos de relatividade dos livros didáticos de física para o ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho busca analisar o conteúdo de História e Filosofia da Ciência (HFC) presentes nos capítulos de relatividade dos livros didáticos usados no ensino médio selecionados pela a edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático , buscando verificar se o conteúdo vai de encontro com os propostos pelas competências e habilidades propostas pelo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Para podermos fazer uma análise com mais propriedades nos apropriamos de pesquisas que apontam os benefícios e as dificuldade de aplicação de um ensino mais contextualizado na formação dos estudantes, dando a oportunidade que eles possam visualizar e desmistificar a história da física e a natureza da ciência, também foram definidas dimensões de análise baseada na literatura pesquisada para nortear a coleta e análise dos dados, por fim trouxemos os resultados descrevendo como os autores abordam o conteúdo de relatividade e destacando a forma de apresentação dos elementos históricos-filosóficos da ciência presentes ao decorrer do texto, conseguimos observar que a maioria dos capítulos de relatividade dos livros apresentam elementos de HFC, a diferença entre eles são em relação à qualidade do conteúdo e se estão de acordo com as diretrizes de ensino de ciência em geral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43215
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Álisson Dênis Torres.pdf367,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons