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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43219

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Ana Paula Sobreira-
dc.contributor.authorMELO NETO, Francisco Vieira de-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:57:26Z-
dc.date.available2022-03-07T16:57:26Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2022-01-20-
dc.identifier.citationMELO NETO, Francisco Vieira de. Criatividade, Inovação e Tecnologia: adaptações dos negócios em meio à pandemia da Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso, Ciências Econômicas - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43219-
dc.description.abstractNo período pandêmico o mundo passou por diversas adaptações, inclusive a economia. Nesse contexto, não apenas os empreendedores modificaram sua forma de lidar com o mercado, mas inclusive os consumidores. A inovação e a tecnologia ganharam um avanço significante nesse período, sendo uma alternativa para que os negócios continuassem a funcionar. O objetivo da pesquisa foi estudar as mudanças no mercado, especialmente no tocante ao uso de tecnologias digitais impulsionadas no período da pandemia da Covid-19. A pesquisa se deu a partir de observações bibliográficas. As análises se destinaram mais ao comércio, visto que este setor é o responsável pelo consumo final do cliente, e aos pequenos e microempreendimentos. Os resultados encontrados mostram que as dificuldades foram as mais diversas, mas especialmente no que se relaciona às finanças e receitas reduzidas no período de crise; o consumo caiu nos mais diversos setores, e houve uma migração do mundo real para o virtual, assim aumentando as compras on-line e os métodos de pagamento digitais. Dentre as inovações que aconteceram estão o avanço da digitalização, aumento de delivery (conceituar), uso de marketplaces (conceituar), drive thru (conceituar) e drive in(conceituar) , bem como investimento em meios de comunicação digital.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.titleCriatividade, inovação e tecnologia : adaptações dos negócios em meio à pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3240119827665808pt_BR
dc.description.abstractxDuring the pandemic period, the world underwent several adaptations, including the economy. In this context, not only entrepreneurs changed their way of dealing with the market, but also consumers. Innovation and technology gained a significant advance in this period, being an alternative for the business to continue to function. The objective of the research was to study how the market changes, especially regarding the use of digital technologies boosted during the Covid-19 pandemic period. The analyzes were aimed more at commerce, as this sector is responsible for the customer's final consumption, and at small and micro enterprises, as most companies in Brazil are characterized as such (CIOTTI, 2020). The specific objectives were: To visualize the difficulties encountered during the pandemic period; Analyze the increased use of digital platforms related to the market; and Understand the relationship between demand and consumption changes in the period in question. The results found are that the difficulties were of the most diverse, but especially with regard to finances and reduced revenues during the crisis period; Consumption has dropped in the most diverse sectors, and there has been a migration from the real to the virtual world, thus increasing online shopping and digital payment methods. Among the innovations that have taken place are the advancement of digitization, increased delivery, the use of marketplaces, drive thru and drive in, as well as investment in digital media.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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