Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43230
Compartilhe esta página
Título: | Análise da percepção de professores de química do PIBID e residência pedagógica do agreste pernambucano sobre as relações CTSA. |
Autor(es): | MENESES, Alvanires Franksuellen Galdino de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Ciência; Tecnologia; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
Data do documento: | 1-Jul-2019 |
Citação: | MENESES, Alvanires Franksuellen Galdino de. Análise da percepção de professores de química do PIBID e residência pedagógica do agreste pernambucano sobre as relações CTSA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Sabe-se que hoje em dia ocorrem mudanças constantes no modo de ensinar as ciências. E com a frequência dessas mudanças é necessário que busquemos métodos que contextualizem o ensino, neste caso da ciência química, que permita ao aluno conhecer e se interessar pela disciplina. Este trabalho propõe uma análise de como os professores inserem ou não a abordagem CTSA. Através de um questionário e posteriormente uma entrevista com professores de quí- mica das escolas participantes dos programas Pibid e Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste objetivando identificar, quantificar e qualificar através das suas repostas, a consciência dos professores sobre ensinar química numa perspectiva CTSA. Teve como participantes 8 professores de Química do Ensino Médio da rede Estadual de ensino, apresentando fundamentos apropriados para este trabalho expondo a relevância do movimento CTSA no ensino e aprendizagem de química, como também alguns conceitos fundamentais para o conhecimento da temática que foi abordada, o ensino de química numa perspectiva CTSA. Considerada uma pesquisa qualitativa, quantitativa e exploratória. Os dados foram coletados a partir das respostas dos professores ao questionário e as áudio-grava- ções das entrevistas. Durante toda etapa do questionário, pôde-se perceber que de fato o conhecimento sobre a perspectiva é limitado em alguns casos e nos demais a inserção da abordagem já é uma realidade. Sua análise foi feita a partir de uma categorização das respostas dadas e pela fala dos professores, utilizando métodos que foram sugeridos ao final do trabalho, para os professores com intenção de ajudar para que possa obter um ensino de química com abordagem CTSA mais efetivo e que busque instigar os alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43230 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENESES, Alvanires Franksuellen Galdino de.pdf | 551,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons