Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43340
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | LOPES, Elton David | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T11:09:12Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T11:09:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-11 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Elton David. Uma proposta metodológica utilizando a história da ciência para o ensino da Lei de Coulomb no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43340 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo elaborar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática para o ensino da Lei de Coulomb em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado de Pernambuco, em São Caitano. A construção da sequência didática se firmou em História da Ciência, sobretudo da Física, focando no apanhado histórico das contribuições cientificas até a definição de Coulomb sobre forças eletrostáticas e na experimentação com uma analogia do experimento, de baixo custo, baseando-se nos indicativos de aprendizagem significativa de David Ausubel. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de 2020, e para a coleta de dados foram utilizados diário de bordo e um questionário bem estruturado para obtenção de dados qualitativos numa amostragem de 13 alunos. A utilização desta sequência evidenciou a possibilidade de trabalhar História da Ciência com conteúdos formais e práticos, sem que haja uma perca de conhecimento ou um atraso na programação do professor ou da escola ou de ambos. Mostrou ainda que este tipo de aplicação contribui com os avanços de percepção de mundo, concepção histórica e entendimento de cultura cientifica, por parte dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 83p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - História | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Uma proposta metodológica utilizando a história da ciência para o ensino da Lei de Coulomb no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9960593504174057 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to elaborate and investigate the pedagogical potential of a didactic sequence for the teaching of Coulomb's Law in a class of the third year of high school in a public school in the state of Pernambuco, in São Caitano. The construction of the didactic sequence was established in the History of Science, especially Physics, focusing on the historical background of scientific contributions up to Coulomb's definition of electrostatic forces and experimentation with a low cost experiment analogy, based on David Ausubel’s indications of significant learning. The sequence was applied in the first half of 2020, and for data collection, a logbook and a well-structured questionnaire were used to obtain qualitative data in a sample of 13 students. The use of this sequence showed the possibility of working History of Science with formal and practical contents, without losing knowledge or delaying the programming of the teacher or the school or both. It also showed that this type of application contributes to the advances in world perception, historical conception and understanding of scientific culture, by students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LOPES, Elton David.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons