Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43340

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorLOPES, Elton David-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:09:12Z-
dc.date.available2022-03-14T11:09:12Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationLOPES, Elton David. Uma proposta metodológica utilizando a história da ciência para o ensino da Lei de Coulomb no ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43340-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo elaborar e investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática para o ensino da Lei de Coulomb em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado de Pernambuco, em São Caitano. A construção da sequência didática se firmou em História da Ciência, sobretudo da Física, focando no apanhado histórico das contribuições cientificas até a definição de Coulomb sobre forças eletrostáticas e na experimentação com uma analogia do experimento, de baixo custo, baseando-se nos indicativos de aprendizagem significativa de David Ausubel. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de 2020, e para a coleta de dados foram utilizados diário de bordo e um questionário bem estruturado para obtenção de dados qualitativos numa amostragem de 13 alunos. A utilização desta sequência evidenciou a possibilidade de trabalhar História da Ciência com conteúdos formais e práticos, sem que haja uma perca de conhecimento ou um atraso na programação do professor ou da escola ou de ambos. Mostrou ainda que este tipo de aplicação contribui com os avanços de percepção de mundo, concepção histórica e entendimento de cultura cientifica, por parte dos alunos.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Históriapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleUma proposta metodológica utilizando a história da ciência para o ensino da Lei de Coulomb no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9960593504174057pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to elaborate and investigate the pedagogical potential of a didactic sequence for the teaching of Coulomb's Law in a class of the third year of high school in a public school in the state of Pernambuco, in São Caitano. The construction of the didactic sequence was established in the History of Science, especially Physics, focusing on the historical background of scientific contributions up to Coulomb's definition of electrostatic forces and experimentation with a low cost experiment analogy, based on David Ausubel’s indications of significant learning. The sequence was applied in the first half of 2020, and for data collection, a logbook and a well-structured questionnaire were used to obtain qualitative data in a sample of 13 students. The use of this sequence showed the possibility of working History of Science with formal and practical contents, without losing knowledge or delaying the programming of the teacher or the school or both. It also showed that this type of application contributes to the advances in world perception, historical conception and understanding of scientific culture, by students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LOPES, Elton David.pdf2,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons