Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43341

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorAIRES, Thathawanna Tenório-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:10:01Z-
dc.date.available2022-03-14T11:10:01Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationAIRES, Thathawanna Tenório. Formação de professores reflexivos: como a utilização de mapas conceituais pode potencializar esse processo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43341-
dc.description.abstractO Mapeamento Conceitual (MC) propicia o engajamento em uma prática reflexiva ao mesmo tempo em que reflete os diversos arranjos interacionais, entre a prática e a teoria, produzidos pelo docente em formação inicial. A presente pesquisa discute a importância e relevância do mapeamento conceitual, no processo de formação do professor reflexivo, utilizado em uma proposta de formação de professores para a prática da educação baseada em projetos. Utilizaram-se as metodologias das Estruturas Hierárquicas Inapropriadas ou Limitadas (LIPHs) e a Análise de Vizinhança (AViz) para analisar os mapas. As LIPHs, proposta por Novak, referem-se a erros conceituais que ocorrem na construção dos arranjos interacionais no MC. A AViz é uma maneira simples para identificar proposições com erros ou falta de clareza semântica, permitindo que se avalie o nível de entendimento conceitual dos mapeadores. Os resultados revelaram que proposições relacionando Conceitos Obrigatórios (CO) podem ser indicadores do nível de compreensão sobre o tema e das experiências vivenciadas pelos estudantes das licenciaturas e seu posicionamento sobre elas. Os resultados da análise dos mapas também evidenciam uma aprendizagem significativa referente a produções de bons mapas conceituais e um avanço em direção ao nível de reflexão pedagógica e indícios da reflexão crítica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleFormação de professores reflexivos: como a utilização de mapas conceituais pode potencializar esse processo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7233765248361485pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxThe Conceptual Mapping (MC) provides engaging in reflective practice while reflecting the various interactional arrangements between practice and theory, produced by teachers in initial education. This article discusses the importance and relevance of conceptual mapping, in the teacher education process, used in a proposal for teacher training for the practice of education for projects. We used the methods of Limited or Inappropriate Propositional Hierarchies (LIPHs) and Neighborhood Analysis (NeAn) to analyze maps. The LIPHs, proposed by Novak, refer to conceptual errors that occur in the construction of interactional arrangements in MC. The NeAn is a straightforward way to identify propositions with mistakes or lack of semantic clarity, allowing to access the level of conceptual understanding of mappers. The results showed that propositions involving Compulsory Concepts (CC) may be indicators the level of understanding about the subject and experiences of the students of undergraduate and its position on them. The results of the analysis of the maps also show a meaningful learning regarding productions of good concept maps and an advance toward the level of pedagogical reflection and evidence of critical reflection.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AIRES, Thathawanna Tenório.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons