Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43343

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSANTOS, Danyela Kataryne Alves dos-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:11:31Z-
dc.date.available2022-03-14T11:11:31Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Danyela Kataryne Alves dos. Análise da figura feminina no curso de Licenciatura em Física no CAA/UFPE: a ciência também é das mulheres! 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43343-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar a figura feminina que compõe o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, e o objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades e interesses, encontrados pelas mulheres que optaram pelo curso de Licenciatura em Física, analisando também quais fatores contribuem para a pouca quantidade de mulheres na Física e para sua permanência no curso. Questões como desigualdade de gêneros, e uma sociedade sexista contribuíram para que o papel da mulher independente se tornasse um processo longo e árduo, e enquanto os movimentos feministas lutavam pela equidade, a sociedade, muitas vezes, queria silenciar as vozes de muitas mulheres. Um dos campos cuja maioria é composta por homens encontra-se a Ciência, e a possibilidade de uma mulher ser cientista caminhava contra os padrões impostos por diferentes épocas. Mas, com muita luta, as mulheres puderam pouco a pouco contribuir e sua presença vem aumentando no meio científico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a abordagem qualitativa, as estudantes do curso de Física da UFPE- CAA puderam ser analisadas através de um questionário virtual, no qual foi respondido apenas pelo público feminino, intitulado de “Mulheres na Ciência: a Física também é nossa!”. Através das 24 respostas obtidas por um grupo de estudantes que contribuíram com esta pesquisa, foi possível avaliar quais foram algumas das dificuldades e interesses das mulheres no curso de Física. Foi possível perceber que as meninas que optaram pelo curso o escolheram por se identificar com a disciplina, entretanto o que chama a atenção foi justamente a pouca representatividade de mulheres na Física, e a falta de incentivo tanto dos familiares quanto dentro das escolas, refletindo assim na pouca quantidade de mulheres que ingressam e concluem o curso. Portanto, esta pesquisa propõe discutir a importância do papel da mulher dentro da Ciência em especial na Física, a fim de que a representatividade feminina nesta área aumente significativamente, e que este tema seja abordado dentro e fora dos muros da escola e das universidades.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres na físicapt_BR
dc.subjectMulheres na educaçãopt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.titleAnálise da figura feminina no curso de Licenciatura em Física no CAA/UFPE: a ciência também é das mulheres! 2020pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5450704764562984pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to analyze the female figure that makes up the Physics Degree course at the Federal University of Pernambuco at the Academic Center of Agreste, and the objective of this work is to identify the difficulties and interests encountered by women who opted for the Physics Degree course, also analyzing what factors contribute to the small number of women in Physics and to their permanence in the course. Issues such as gender inequality, and a sexist society contributed to the role of independent women becoming a long and arduous process, and while feminist movements were fighting for equity, society often wanted to silence the voices of many women. One of the fields whose majority is composed of men is Science, and the possibility of a woman being a scientist went against the standards imposed by different times. But, with a lot of struggle, women were able to contribute little by little and their presence has been increasing in the scientific community. The methodology used in this research was the qualitative approach, the students of the Physics course at UFPE-CAA could be analyzed through a virtual questionnaire, in which it was answered only by the female public, entitled “Women in Science: Physics is also ours ! ”. Through the 24 responses obtained by a group of students who contributed to this research, it was possible to assess what were some of the difficulties and interests of women in the Physics course. It was possible to notice that the girls who opted for the course chose it because they identified with the discipline, however what draws attention was precisely the little representation of women in Physics, and the lack of encouragement both from family members and within schools, thus reflecting the small number of women who enter and complete the course. Therefore, this research proposes to discuss the importance of the role of women within Science, especially in Physics, so that the female representation in this area increases significantly, and that this topic is addressed inside and outside the walls of the school and universities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Danyela Kataryne Alves dos.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons