Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43353
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SANTOS, José Boniex da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T17:58:26Z | - |
dc.date.available | 2022-03-14T17:58:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Boniex da Silva. A Física Moderna e os movimentos artísticos: uma união cubista e surrealista no século XX. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43353 | - |
dc.description.abstract | Nesta contemporaneidade tornou-se clara a dissociação criada entre aquilo que flerta com a área artística e aquilo que flerta com a área científica. Duas faces contrapostas. O que não era sabido, até então, é que tais faces integram um mesmo dado: a inter-relação entre a arte e a ciência (neste trabalho, a física). Até o século XIX, ciência e arte abarcavam ideias similares e relacionavam-se entre si, contudo, dissociações foram feitas e arte e ciência tiveram seus caminhos separados no âmbito acadêmico. O âmbito acadêmico respalda na sala de aula e, portanto, têm-se ensino de artes e das ciências como duas esferas do conhecimento totalmente distintas e duras. O objetivo deste trabalho reside em apontar algumas relações estabelecidas entre produções artísticas do século XX e acontecimentos científicos da física acontecidos neste mesmo período – salientando o elo que, para muitos, não existia. Pessoas como Pablo Picasso, Salvador Dalí e Georges Braque foram grandes nomes no meio artístico do século XX; assim foram Max Planck e Albert Einstein para o campo cientifico, mas o que há de convergente entre eles? Desvendando pontos de convergência entre esses profissionais de suas respectivas áreas, ao desenredar uma física moderna em sala de aula – a estudantes que, muitas vezes, já estão cansados de um ensino científico resumido a fórmulas em preto e branco – um novo caminho de contextualização pode ocorrer, a física enlaça-se a produções artísticas e adquiri uma contextualização em sociedade ainda mais aditiva. O flerte entre a ciência e a arte pode permitir uma nova expansão do ensino em sala de aula, seja esse científico ou artístico. Portanto este trabalho visa propor algumas atividades a serem cultivadas com o intuito de estabelecer uma natural relação entre a ciência e a arte em sala de aula. Conclui-se, à vista disso, a separação entre o que é científico e o que é artístico não passar de um mero e simples preconceito a ser, finalmente, quebrado. | pt_BR |
dc.format.extent | 77p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física moderna | pt_BR |
dc.subject | Física - História - Século XX | pt_BR |
dc.subject | Arte e ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | A Física Moderna e os movimentos artísticos: uma união cubista e surrealista no século XX. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0753251594225330 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | RAMOS http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this contemporaneity, a dissociation between what flirts with the artistic area and what flirts with the scientific area has become clear. Two opposite faces. What was not known, until now, is that those areas integrate the same dice: an interrelationship between art and science (in this work, physics). Until 19th century, science and art, both, shared similar ideas and related to each other, however dissociations were made and science and art had their paths divided by the academic field. The academic field supports the classroom, it is when happens art and science being taught as two distinct knowledge spheres. The purpose of this work resides in pointing out relations established between artistic productions of 20th century and physical events happened in the period – accentuating a link that, for many, does not even exist. People like Pablo Picasso, Salvador Dalí and Georges Braque were great names in the 20th artistic movement; so were Max Plack and Albert Einstein to the scientific field, but what is convergent among them? Unraveling convergence points from these professionals, when it comes to the modern physics teaching – to students that, many times, are tired of a scientific teaching full of black and white formulas – a new contextualized path might appear, physics connects with artistic productions and acquires a new way of showing the physics. Flirtation between science and art allows a possibility for a new expasion of teaching in the classroom, be it scientific or artistic. Therefore, this work aims to propose some activities to be cultivated in order to establish a natural relationship between science and art in classroom. In view of this, the separation between what is scientific and what is artistic is concluded to be nothing but a mere and simple prejudice -up to be finally broken. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, José Boniex da Silva.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons