Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43438

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorFREITAS, Cícero Alan de-
dc.date.accessioned2022-03-21T14:44:31Z-
dc.date.available2022-03-21T14:44:31Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2022-03-21-
dc.identifier.citationFREITAS, Cícero Alan de Freitas. Física e arte: proposta interdisciplinar no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43438-
dc.description.abstractA Física é uma extraordinária área da Ciência que estuda os fenômenos da natureza. Quando associada a outras áreas do saber, proporciona ainda mais conhecimentos favoráveis às pessoas. Por meio da metodologia interdisciplinar entre Física e Arte, podemos contribuir para a aprendizagem de estudantes e descontruir a ideia que Física é uma matéria chata que só utiliza cálculos complexos e assuntos desconexos da realidade. Neste trabalho, aplicamos duas aulas que relacionou os ensinamentos de Física e Música, em uma escola do interior de Pernambuco. A metodologia do trabalho se dividiu em diversas partes como: aplicação de questionários, explanação de assuntos e apresentação de experimento didático. Assim, nosso objetivo foi relatar a importância de se estudar Física para melhor compreender a natureza, para isso usamos a associação entre disciplinas, destacando as possibilidades de aprendizagem em tais áreas para facilitar a aquisição de conhecimentos. Durante a aplicação do trabalho, sentimos um grande envolvimento e entusiasmo dos estudantes, em relação ao estudo da Música associado com a Física, pois trouxemos fatos da atualidade para a sala de aula, sobre tudo na apresentação do aparato experimental. Já nas respostas dos questionários, percebemos um ganho de conhecimento científico, porque os alunos demostraram, em seus relatos, respostas significativas com maior rigor científico. Portanto, por meio de aulas com essa metodologia, o ensino e aprendizagem ganha destaque, desse modo há uma contribuição na formação de cidadãos que se preocupam com o bem estar social, através de um mundo mais saudável, seguro e com mais conhecimentos sobre a natureza.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleFísica e arte: proposta interdisciplinar no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1795841544953890pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxPhysics is an extraordinary area of science that studies the phenomena of nature. When associated with other areas of knowledge, it provides even more favorable knowledge to people. Through the interdisciplinary methodology between Physics and Art, we can contribute to student learning and disrupt the idea that Physics is a flat matter that only uses complex calculations and disconnected subjects of reality. In this work, we apply two classes that related the teachings of Physics and Music, in a school of the interior of Pernambuco. The methodology of the work was divided in several parts as: application of questionnaires, explanation of subjects and presentation of didactic experiment. Thus, our objective was to report the importance of studying Physics in order to better understand nature. For this we use the association between disciplines, highlighting the possibilities of learning in such areas to facilitate the acquisition of knowledge. During the application of the work, we felt a great enthusiasm and involvement of the students, in relation to the study of Music associated with Physics, because we brought facts of the present time to the classroom, especially in the presentation of the experimental apparatus. Already in the answers of the questionnaires, we perceived a gain of scientific knowledge, because the students demonstrated, in their reports, significant answers with greater scientific rigor. Therefore, through classes with this methodology, teaching and learning gains prominence, so there is a contribution in the formation of citizens who care about social well-being, through a healthier, safer and more knowledgeable world about nature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FREITAS, Cícero Alan de.pdf907,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons