Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43490

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCENA, Eduardo de Aquino-
dc.contributor.authorMELO, Isaura Lima de Santana-
dc.date.accessioned2022-03-23T19:17:15Z-
dc.date.available2022-03-23T19:17:15Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.identifier.citationMELO, Isaura Lima de Santana Aprendizagem organizacional a partir de indicadores de rankings universitários: um estudo qualitativo na Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43490-
dc.description.abstractOs profissionais que atuam nas atividades de gestão de universidades consideram os indicadores alcançados por suas instituições em diferentes rankings na elaboração de seus planos de ação. No enfrentamento de situações problemáticas, eles precisam aprender formas adequadas de estruturação e acompanhamento das atividades. Neste estudo, considera-se que a aprendizagem organizacional abrange o nível dos indivíduos, dos grupos e da própria organização. O objetivo geral da pesquisa é compreender como acontecem os processos de aprendizagem organizacional em diferentes áreas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir de indicadores de rankings universitários. A fundamentação teórica destaca os conceitos de experiência e reflexão nos processos de aprendizagem. Um estudo qualitativo foi elaborado com base na análise de documentos e entrevistas conduzidas com pessoas que ocuparam ou ocupam cargos da alta administração da universidade nos últimos seis anos. Os respondentes desenvolveram reflexões sobre os resultados alcançados pela UFPE em diferentes rankings e, com base nos mesmos, promoveram mudanças em áreas da instituição. Houve um incentivo para o acompanhamento dos diferentes indicadores obtidos pela instituição. Foram criadas novas práticas para preparação dos cursos de graduação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Foi criado o Centro de Ciências Médicas com o objetivo de oferecer melhores condições para o funcionamento do curso de Medicina. Foi elaborado um plano de internacionalização. Normativos e editais para fomento à pesquisa científica também foram elaborados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectTeoria do autoconhecimentopt_BR
dc.titleAprendizagem organizacional a partir de indicadores de rankings universitários : um estudo qualitativo na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4975274903347996pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4896424955173386pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracao - Profissionalpt_BR
dc.description.abstractxProfessionals who work in university management activities consider the indicators achieved by their institutions in different rankings when preparing their action plans. When facing problematic situations, they need to learn appropriate ways of structuring and monitoring activities. In this study, it is considered that organizational learning covers the level of individuals, groups and the organization itself. The general objective of the research is to understand how organizational learning processes take place in different areas of the Federal University of Pernambuco (UFPE) from indicators present in university rankings. The theoretical foundation highlights the concepts of experience and reflection in the learning processes. A qualitative study was prepared based on the analysis of documents and interviews conducted with people who have occupied or occupy senior management positions at the university in recent years. Respondents developed reflections on the results achieved by UFPE in different rankings and, based on them, promoted changes in areas of the institution. There was an incentive to monitor the different indicators obtained by the institution. New practices were created to prepare undergraduate courses for the National Student Performance Exam. The Medical Sciences Center was created in order to offer better conditions for the operation of the medical course. An internationalization plan was prepared. Norms and notices for promoting scientific research were also prepared.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Isaura Lima de Santana Melo.pdf4,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons