Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43497

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Cláudia-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Eduarda da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-24T15:03:16Z-
dc.date.available2022-03-24T15:03:16Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.date.submitted2022-03-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda da Silva. As influências da cultura familiar na gestão de empresas familiares produtoras de confecções em Caruaru. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43497-
dc.description.abstractHistoricamente, o mercado interno brasileiro foi formado por pequenos negócios, a partir dos recursos próprios disponíveis e nos quais a mão de obra principal sempre foi a família do proprietário. Assim, surgiram as empresas familiares, que são maioria entre as empresas nacionais do país. Essa relação entre família e negócios imprime peculiaridades às empresas familiares, como a cultura familiar, que tem influência na gestão destas organizações. O objetivo deste trabalho foi caracterizar as influências da cultura familiar na gestão de empresas familiares produtoras de confecções em Caruaru. Para isso, foi realizada uma abordagem qualitativa com a finalidade de apresentar os elementos de cultura familiar que podem afetar a gestão de empresas familiares. O procedimento metodológico foi a realização de uma pesquisa de campo, adaptada às limitações impostas pela pandemia do covid-19, utilizando a entrevista como técnica de coleta de dados. A partir dos dados coletados na pesquisa, foi possível, definir como é estruturada uma empresa familiar, caracterizar sua cultura, descrever a participação dessas empresas na produção de confecções no Agreste de Pernambuco e apresentar um perfil da gestão praticada pelas famílias produtoras de confecção, fortemente influenciada pelos valores e costumes dos proprietários, dificultando a dinâmica de gestão para a geração mais nova - seus filhos. Estima-se que esta pesquisa possa ser considerada como ponto de partida para futuros estudos sobre a cultura familiar na região.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpresas familiarespt_BR
dc.subjectTrabalho familiarpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectRoupas – Confecçãopt_BR
dc.titleAs influências da cultura familiar na gestão de empresas familiares produtoras de confecções em Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8382373463422519pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4458923193918765pt_BR
dc.description.abstractxHistorically, the Brazilian domestic market was formed by small businesses, from available own resources and in which the main workforce has always been the owner's family. Thus, family businesses emerged, which are the majority among national companies in the country. This relationship between family and business imprints peculiarities on family businesses, such as the family culture, which influences the management of these associations. The objective of this work was to characterize how family culture influences the management of family businesses producing garments in Caruaru. For this, a qualitative approach was carried out with a high level of presentation of family culture elements that can affect the management of family businesses. The methodological procedure was to carry out a field research, adapted to the limitations imposed by the covid-19 pandemic, using an interview as a data collection technique. From the data collected in the research, it was possible to define how a family business is structured, characterize its culture, define the participation of these companies in the production of clothing in the Agreste region of Pernambuco and present a profile of the management practiced by clothing producing families, strongly influenced by the values and customs of the owners, making the management dynamic difficult for the younger generation - their children. It is estimated that this research can be considered as a starting point for future studies on family culture in the region.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Maria Eduarda da Silva.pdf728,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons