Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43521
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Katharine Ninive Pinto | - |
dc.contributor.author | HOLANDA, Eriwelton Antonio de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T20:46:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T20:46:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.citation | HOLANDA, Eriwelton Antonio de. O programa de educação integral de Pernambuco avaliado por seus docentes e discentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43521 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia, apresentada ao curso de Física Licenciatura, expõe dados conclusivos a partir de duas pesquisas de Iniciação Científica. Em geral, buscou-se analisar como os docentes e discentes do Ensino Médio e integrantes dos Programa de Educação Integral (PEI), criado a partir da aprovação da Lei Complementar Nº 125 de 2008 no estado de Pernambuco, estão avaliando o desenvolvimento do projeto em suas respectivas escolas. O tema em questão foi escolhido devido aos destaques que o estado ganhou nos últimos anos por ter um dos melhores sistemas educacionais do país segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As referências teóricas que utilizamos para compreender os temas abordados na pesquisa são: Bardin (2002), Brooke (2006), Cavaliere (2002), Costa (2008), Frigotto e Ciavatta (2011), Guará (2006), Mizukami (1986), Magalhães (2008), Mancebo (2007), Morgan (1997), Santos (2015), Teixeira (1957), Veloso (2009) e etc. Em seguida, foram feitas análises de alguns documentos, trazidos em anexo, que tratam da educação integral em Pernambuco para posteriormente ir a campo. Na primeira parte da pesquisa foram escolhidas uma Escola Técnica Estadual (ETE) e uma Escola de Referência (EREM) ambas pertencentes ao programa. O público alvo da pesquisa foram os professores e a metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada, para Manzini (1990/1991, p.154) a técnicas focaliza em um assunto e deste elabora-se um roteiro. Na segunda parte da pesquisa, escolheu-se apenas uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) e dessa vez o público alvo escolhido foram os discentes e a metodologia utilizada foi a de Grupo Focal, que para Kitzinger (2000) e Morgan (1997) é um método de entrevistar grupos. Em geral, foi possível concluir que os sujeitos participantes das pesquisas não concordam que o Estado de Pernambuco tenha realmente um dos melhores Ensino Médio do País, considerando o ranking do IDEB. Consideram que há uma ênfase maior na produção desses resultados do que no investimento em uma melhor qualidade da educação. No entanto, por outro lado, consideram que as escolas vinculadas ao PEI, em relação ao vivenciado nas escolas que não fazem parte do Programa, possuem melhores condições de trabalho e estudo, o que contribuem para uma melhoria da educação do Estado. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação integral - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | O programa de educação integral de Pernambuco avaliado por seus docentes e discentes. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4320909864282968 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6464562533995452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph, presented to the Licentiate Physics course, presents conclusive data from two researches of Scientific Initiation. In general, it was tried to analyze how the teachers and students of the High School and members of the Integral Education Program (IEP), created after the approval of Complementary Law No. 125 of 2008 in the state of Pernambuco, are evaluating the development of the project in their respective schools. The theme in question was chosen because of the prominence the state has gained in recent years for having one of the best educational systems in the country according to the Basic Education Development Index (BEDI). The theoretical references that we use to understand the topics covered in the research are: Bardin (2002), Brooke (2006), Cavaliere (2002), Costa (2008), Frigotto and Ciavatta (2011), Guará (2006), Mizukami (2008), Mancebo (2007), Morgan (1997), Santos (2015), Teixeira (1957), Veloso (2009) and others. Next, analyzes were made of some documents, annexed, dealing with the comprehensive education in Pernambuco to later go into the field. In the first part of the research, a State Technical School (ETE) and a Reference School in High School (RSHS) were chosen, both belonging to the program. The target audience of the research were the teachers and the methodology used was the semi-structured interview, for Manzini (1990/1991, p.154) the techniques focuses on a subject and from this a script is elaborated. In the second part of the research, only one Reference School in High School (RSHS) was chosen and this time the target audience was the students and the methodology used was of Focal Group, which for Kitzinger (2000) and Morgan (1997) is a method of interviewing groups. In general, it was possible to conclude that the subjects participating in the surveys do not agree that the State of Pernambuco actually has one of the best high schools in the country, considering the BEDI ranking. They feel that there is a greater emphasis on producing these outcomes than investing in better quality education. However, on the other hand, they consider that schools linked to the IEP, in relation to those experienced in schools that are not part of the Program, have better working and study conditions, which contribute to an improvement in state education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HOLANDA, Eriwelton Antonio de.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons