Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43521

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorHOLANDA, Eriwelton Antonio de-
dc.date.accessioned2022-03-25T20:46:09Z-
dc.date.available2022-03-25T20:46:09Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2022-03-25-
dc.identifier.citationHOLANDA, Eriwelton Antonio de. O programa de educação integral de Pernambuco avaliado por seus docentes e discentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43521-
dc.description.abstractEsta monografia, apresentada ao curso de Física Licenciatura, expõe dados conclusivos a partir de duas pesquisas de Iniciação Científica. Em geral, buscou-se analisar como os docentes e discentes do Ensino Médio e integrantes dos Programa de Educação Integral (PEI), criado a partir da aprovação da Lei Complementar Nº 125 de 2008 no estado de Pernambuco, estão avaliando o desenvolvimento do projeto em suas respectivas escolas. O tema em questão foi escolhido devido aos destaques que o estado ganhou nos últimos anos por ter um dos melhores sistemas educacionais do país segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As referências teóricas que utilizamos para compreender os temas abordados na pesquisa são: Bardin (2002), Brooke (2006), Cavaliere (2002), Costa (2008), Frigotto e Ciavatta (2011), Guará (2006), Mizukami (1986), Magalhães (2008), Mancebo (2007), Morgan (1997), Santos (2015), Teixeira (1957), Veloso (2009) e etc. Em seguida, foram feitas análises de alguns documentos, trazidos em anexo, que tratam da educação integral em Pernambuco para posteriormente ir a campo. Na primeira parte da pesquisa foram escolhidas uma Escola Técnica Estadual (ETE) e uma Escola de Referência (EREM) ambas pertencentes ao programa. O público alvo da pesquisa foram os professores e a metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada, para Manzini (1990/1991, p.154) a técnicas focaliza em um assunto e deste elabora-se um roteiro. Na segunda parte da pesquisa, escolheu-se apenas uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) e dessa vez o público alvo escolhido foram os discentes e a metodologia utilizada foi a de Grupo Focal, que para Kitzinger (2000) e Morgan (1997) é um método de entrevistar grupos. Em geral, foi possível concluir que os sujeitos participantes das pesquisas não concordam que o Estado de Pernambuco tenha realmente um dos melhores Ensino Médio do País, considerando o ranking do IDEB. Consideram que há uma ênfase maior na produção desses resultados do que no investimento em uma melhor qualidade da educação. No entanto, por outro lado, consideram que as escolas vinculadas ao PEI, em relação ao vivenciado nas escolas que não fazem parte do Programa, possuem melhores condições de trabalho e estudo, o que contribuem para uma melhoria da educação do Estado.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integral - Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleO programa de educação integral de Pernambuco avaliado por seus docentes e discentes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4320909864282968pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.description.abstractxThis monograph, presented to the Licentiate Physics course, presents conclusive data from two researches of Scientific Initiation. In general, it was tried to analyze how the teachers and students of the High School and members of the Integral Education Program (IEP), created after the approval of Complementary Law No. 125 of 2008 in the state of Pernambuco, are evaluating the development of the project in their respective schools. The theme in question was chosen because of the prominence the state has gained in recent years for having one of the best educational systems in the country according to the Basic Education Development Index (BEDI). The theoretical references that we use to understand the topics covered in the research are: Bardin (2002), Brooke (2006), Cavaliere (2002), Costa (2008), Frigotto and Ciavatta (2011), Guará (2006), Mizukami (2008), Mancebo (2007), Morgan (1997), Santos (2015), Teixeira (1957), Veloso (2009) and others. Next, analyzes were made of some documents, annexed, dealing with the comprehensive education in Pernambuco to later go into the field. In the first part of the research, a State Technical School (ETE) and a Reference School in High School (RSHS) were chosen, both belonging to the program. The target audience of the research were the teachers and the methodology used was the semi-structured interview, for Manzini (1990/1991, p.154) the techniques focuses on a subject and from this a script is elaborated. In the second part of the research, only one Reference School in High School (RSHS) was chosen and this time the target audience was the students and the methodology used was of Focal Group, which for Kitzinger (2000) and Morgan (1997) is a method of interviewing groups. In general, it was possible to conclude that the subjects participating in the surveys do not agree that the State of Pernambuco actually has one of the best high schools in the country, considering the BEDI ranking. They feel that there is a greater emphasis on producing these outcomes than investing in better quality education. However, on the other hand, they consider that schools linked to the IEP, in relation to those experienced in schools that are not part of the Program, have better working and study conditions, which contribute to an improvement in state education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HOLANDA, Eriwelton Antonio de.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons