Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43536

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Everaldo Sebastião da-
dc.date.accessioned2022-03-25T21:19:46Z-
dc.date.available2022-03-25T21:19:46Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2022-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Everaldo Sebastião da. Explorando a produção de modelos análogos e respostas a situações problema como organizadores prévios para uma possível aprendizagem significativa de alguns conceitos de eletromagnetismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43536-
dc.description.abstractO trabalho a seguir contempla uma pesquisa realizada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco/CAA, a fim de averiguar o desenvolvimento conceitual da aprendizagem dos alunos mediante a proposta de situações problema quando os mesmos são expostos a estratégias didáticas diferentes das usadas corriqueiramente nas salas de aula, tomando como conteúdo de estudo alguns tópicos de eletromagnetismo ‒ condução de eletricidade, resistência dos materiais, resistores e associação de resistores. Para tal pesquisa, foi feito um estudo de caso, onde inicialmente foi posto um levantamento das concepções espontâneas dos estudantes a respeito da temática proposta, e uma posterior divisão dos alunos em dois grupos, para que cada grupo vivenciasse uma abordagem didática diferente e logo em seguida voltasse a se deparar com uma situação problema. Ao fim desta etapa, a aprendizagem conceitual dos alunos foi avaliada no intuito de se perceber se houve alguma mudança conceitual, tomando como nortes avaliativos, as construções que os mesmos deram às situações problema postas logo após a vivência das abordagens, bem como toda a construção cognitiva que os mesmos fizeram, atentando, em especial, se houve a construção/uso de estruturas e modelos análogos. Os resultados mostraram a presença de recursos análogos nas concepções espontâneas e também nos resultados após a vivência das abordagens didáticas, tal como uma interessante mudança conceitual nas estruturas das respostas apresentadas. Por fim, foi posta uma asserção de valor a respeito da inserção de novas propostas metodológicas para o ensino dos conteúdos de eletromagnetismo, salientando a importância dos construtos prévios, das analogias e da diversificação de estratégias didáticas para uma possível aprendizagem significativa.pt_BR
dc.format.extent105p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.titleExplorando a produção de modelos análogos e respostas a situações problema como organizadores prévios para uma possível aprendizagem significativa de alguns conceitos de eletromagnetismo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7367692322036105pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxThe following work contemplates a research carried out with students of the graduation course in Physics of the Universidade Federal de Pernambuco/CAA, in order to find out the conceptual development of the students' learning by proposing to them problem situations where they are exposed to different didactic strategies of those that are used commonly in the classrooms. The study content taked was some topics of electromagnetism - conduction of electricity, resistance of materials, resistors and association of resistors. For this research, a case of study was created, where initially a survey was applyed asking the students spontaneous conceptions about the proposed theme. Later the students were divided in two groups, so each group has experienced a different didactic approach, an then faced with a problem situation. At the end of this stage, students' conceptual learning was evaluated in order to perceive if there was any conceptual change, taking as evaluation orientation, the constructions that they gave to the problems placed after the experience of the approaches, as well all the construction cognitive that they did, especially considering whether there was the construction or use of similar structures and models. The results showed the presence of similar resources in the spontaneous conceptions and also in the results after the experience of didactic approaches, as well an interesting conceptual change in the structures of the presented answers. Finally, a value assertion was made regarding the insertion of new methodological proposals for the teaching of electromagnetism contents, emphasizing the importance of previous constructs of this topic, analogies and the diversification of didactic strategies for a possible meaningful learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Everaldo Sebastião da.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons